Vacina da gripe: porquê, para quem e quando?
A vacina da gripe é a forma mais eficaz de prevenir esta doença que afeta, sobretudo, o aparelho respiratório. É fortemente recomendada para algumas pessoas.
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é "uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade", refere a Direção-Geral da Saúde (DGS), que acrescenta ainda que, recentemente, "a maior atividade gripal tem sido observada entre os meses de dezembro e fevereiro".
De entre as doenças que afetam as pessoas na idade adulta, a gripe é uma das mais frequentes e pode ser eficazmente prevenida através da vacinação.
Para que serve a vacina da gripe?
É a principal arma de prevenção contra a gripe em pessoas vulneráveis, prevenindo esta doença e todas as complicações que lhe possam estar associadas.
Segundo a DGS, a vacinação contra a gripe está fortemente recomendada para:
- Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos (também está recomendada a partir dos 60 em alguns grupos)
- Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade)
- Grávidas
- Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (por exemplo, em lares de idosos)
Como adquirir a vacina da gripe?
Nos centros de saúde, a vacina da gripe é administrada sem qualquer custo nos seguintes casos:
- Idade igual ou superior a 65 anos
- Residentes ou internados em instituições
- Doentes crónicos como os que sofrem de diabetes mellitus ou fazem diálise
Informe-se junto do seu médico assistente se deve ser vacinado e onde pode ser administrada a vacina. Para mais informações consulte o site da DGS.
Como funciona a vacina da gripe?
A vacina da gripe faz com que o nosso corpo desenvolva anticorpos cerca de duas semanas após a sua administração. Estes anticorpos protegem-nos contra os vírus presentes na vacina do ano em causa, os vírus que serão os mais comuns nesse ano, durante a época da gripe.
Qual o momento certo para ser vacinado?
O período de vacinação é iniciado em outubro e todos os grupos de risco devem estar vacinados até ao final do ano, idealmente.
A vacinação anual é necessária, as pessoas devem ser vacinadas todos os anos contra a gripe. Isto acontece porque os vírus da gripe estão em constante mudança, o que faz com que a imunidade que a vacina nos oferece num ano não seja duradoura ou válida no ano seguinte.
Mesmo após a vacinação, é possível ter gripe?
Sim, mesmo após a vacinação, é possível ter gripe.
Dependendo de fatores como a idade ou o estado de saúde geral e sobretudo se os vírus presentes na vacina desse ano não coincidam completamente com os vírus dessa época de gripe. No entanto, mesmo que tenha gripe, a doença não deverá ser tão grave como seria se não tivesse sido vacinado.
A própria vacina pode causar doença?
Existe a ideia errada de que podemos "apanhar" gripe através da vacina. O que pode acontecer é o desenvolvimento de alguns efeitos que "imitam" os sintomas da gripe ou constipação:
- Inchaço ou dor na zona onde foi administrada a vacina
- Náuseas
- Febre ligeira
Quem não deve ser vacinado contra a gripe?
Fale com o seu médico assistente antes de ser vacinado contra a gripe se é:
- Alérgico a ovos: a maior parte dos tipos de vacina da gripe contém uma pequena quantidade de proteína do ovo.
- Já teve uma reação alérgica grave à vacina da gripe: nestes casos, a vacinação não é recomendada.
Recorde que...
A vacina da gripe deve ser feita anualmente!