O ECG com Prova de Esforço é um exame de diagnóstico que consiste em fazer um registo eletrocardiográfico contínuo e, simultaneamente, várias medições da pressão arterial no decurso de um esforço padronizado conseguindo avaliar a resposta cardiovascular.

Este exame destina-se a submeter o coração ao stress do exercício de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso.

 

É necessária alguma preparação?

Sim, são necessárias algumas precauções:

  • Deve trazer roupas e calçado adequado ao exercício
  • Não deve vir em jejum, no entanto, não deve comer nem fumar nas 3 horas anteriores ao exame
  • Pode tomar a medicação habitual.

 

Como é feito?

O exame é efetuado por um técnico especializado sob supervisão de um médico cardiologista. Após a explicação do mesmo, o tórax é desengordurado com álcool podendo ser necessário rapar alguns pelos nos homens.

Os elétrodos são aplicados e ligados através de fios ao registador. É colocada uma braçadeira para medição da pressão arterial, inicia-se o exame.

Depois, de 3 em 3 minutos, aumentará a velocidade e inclinação segundo um protocolo programado, sempre com visualização e registo do eletrocardiograma e com medição da pressão arterial.

O exame será parado quando são atingidos os objetivos pretendidos ou se surgirem alterações que determinem a sua interrupção.

 

Quanto tempo demora?

Deve contar com pelo menos 30 a 45 minutos para a realização deste exame.

 

Envolve algum risco?

O risco deste exame existe mas é pequeno, sendo comparável ao de qualquer esforço mais vigoroso. Por isso, como precaução, estão disponíveis todos os meios médicos para tratar eventuais complicações.

 

Não esqueça!

Traga o nome dos medicamentos que está a tomar atualmente assim como alguma Prova de Esforço que já tenha efetuado.