Centro de Medicina do Sono
A Medicina do Sono é uma área específica do saber médico interdisciplinar, essencial para um correto diagnóstico das várias doenças de sono. Esta área implica, além de uma vasta formação teórica, o domínio de técnicas laboratoriais complexas, bem como um trabalho em equipa multidisciplinar. É uma área com especificidades próprias e de reconhecimento recente em Portugal, tendo merecido a criação, por parte da Ordem dos Médicos, de uma competência médica com critérios curriculares bem definidos.
A função do sono é um tema amplamente discutido e para a qual existem várias teorias. É consensual que tem funções de reparação, conservação e aprendizagem. Durante o sono são eliminados agentes tóxicos e reparados os seus efeitos. Memórias e comportamentos relevantes são conservados e sendo eliminados os que não são importantes. Todas as espécies animais têm períodos de sono e vigília e mesmo nos mais simples se observam fases e atividades que alternam com fases de acalmia. As doenças do sono são frequentemente negligenciadas pelos profissionais de saúde e pelos próprios doentes. Uma vida saudável deve incluir um sono não patológico e uma higiene do sono adequada.
No Centro de Medicina do Sono da CUF reunimos um grupo de especialistas diferenciados que procuram responder e investigar todas as alterações que surgem por distúrbios relacionados com o sono.
Este centro é constituído por uma equipa multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas clínicas, nomeadamente na área de Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Cirurgia Maxilo-Facial, Cardiologia, Medicina Dentária, Cirurgia da Obesidade, Nutrição e Endocrinologia.
Áreas de Atuação:
- Insónia
- Síndrome de Apneia Obstrutiva de Sono
- Síndrome das Pernas Inquietas
- Movimentos periódicos do sono, tais como o sonambulismo, as doenças do ritmo circadiano (como jet lag, atraso de fase ou avanço de fase) e a narcolepsia.
Para dar resposta a abordagem destas e de outras patologias, o Centro integra um corpo clínico com diferenciação em Medicina do Sono.
No tratamento da patologia do sono existem no Centro de Medicina do Sono da CUF os seguintes procedimentos:
Para complementar o tratamento não farmacológico de alguns tipos de insónias, nomeadamente as resultantes da perturbação do ritmo circadiário, é realizado tratamento de Fototerapia (terapia com luz). Este método baseia-se na exposição diária a uma determinada quantidade de luz (lâmpada especial), em horários específicos, de acordo com a situação clínica.
Abordagem não farmacológica da insónia que visa a correção dos comportamentos e/ou atitudes erradas em relação ao sono, substituindo-as por atitudes mais ajustadas à pretendida diminuição da ansiedade perturbadora do adormecer e da própria continuidade do sono.
Terapia individual ou de grupo, com a duração de 5 semanas.
Programa de prevenção de stress e tratamento da insónia em grupos de 8 a 10 pessoas durante 8 semanas. Frequência semanal 3 horas/noite.
Abordagem psico-educativa de grupos de pacientes e familiares do Centro de Medicina de Sono aos quais tenha sido prescrito o CPAP.
Esta interação de grupo visa uma melhor informação ao paciente e familiares sobre este tratamento, de modo a facilitar a adaptação. Nestas reuniões estarão presentes médicos, técnicos e psicólogos.
Estes grupos funcionarão em horário pós laboral noturno, para uma mais fácil participação de todos. A frequência será quinzenal e mediante inscrição.