Centro Internacional de Medicina das Artes - CIMArt
O Centro Internacional de Medicina das Artes é o primeiro centro em Portugal especializado na abordagem clínica dos músicos, bailarinos, atores e outros artistas.
É um Centro pioneiro que se dedica à avaliação, tratamento e prevenção da dor ou lesões desenvolvidas pelos artistas (profissionais, amadores ou estudantes).
O Centro está também dedicado à avaliação e orientação de artistas sem dor ou lesões, que pretendam otimizar a performance e realizar programas de prevenção de lesão ou formação nesta área.
Este Centro multidisciplinar e multiprofissional permite abordar o artista de uma forma holística e individualizada, integrando várias especialidades médicas e várias áreas da saúde, permitindo uma intervenção multimodal integrada.
Porquê um Centro especializado para os artistas?
A maioria dos músicos e bailarinos desenvolvem dor ou lesões no contexto da prática do instrumento musical / dança ou mesmo noutros contextos, que influenciam negativamente a qualidade da performance e outros aspetos da vida do artista.
Quais os problemas mais comummente desenvolvidos pelos músicos, bailarinos, atores e outros artistas?
- Dor
- Problemas musculosqueléticos (ex.: tendinopatia / tendinite, síndrome de dor miofascial / contratura muscular, alterações posturais, cervicalgia, lombalgia, dedo em mola, epicondilite, fasciite plantar, hiperlaxidez, quistos sinoviais, distúrbio da articulação temporomandibular, problemas da embocadura ou de outros músculos da face, entorses, fraturas de stress, lesões de sobrecarga ou microtraumatismos de repetição, ...)
- Problemas neurológicos (ex.: distonia focal, neuropatias compressivas como síndrome de túnel cárpico, ...)
- Problemas auditivos (ex.: trauma acústico, hipoacusia, zumbido, ...)
- Problemas orofaciais e dentários (ex.: dor orofacial, alterações da oclusão, ...)
- Problemas de voz
- Problemas dermatológicos (ex.: eczemas de contacto, calosidades, alterações das unhas, ...)
- Problemas de saúde mental (ex.: ansiedade de desempenho, medo do palco, perturbação do humor, perturbações do sono, perturbação de dependência de substâncias, ...)
Esses problemas devem ser avaliados e tratados precocemente por médicos especializados nesta área.
O acompanhamento é realizado por médica especializada nesta área (e especialista em Medicina Física e de Reabilitação, com competência em Medicina da Dor), que articula diretamente com a restante equipa de Medicina Física e de Reabilitação (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala). Este Centro integra ainda outras áreas como Medicina Dentária, Otorrinolaringologia e Terapia da Fala / Unidade de Voz, Dermatologia, Psiquiatria, Psicologia e Podologia. Essa equipa multidisciplinar e multiprofissional permite uma abordagem multimodal, integrada e holística dos problemas desenvolvidos pelos artistas.
Assim, o Centro presta cuidados centrados no artista (seja ele doente ou não), focados na prevenção de lesões / dor, intervenção diagnóstica e terapêutica especializada, otimização da ergonomia e performance artística, promoção da saúde do artista e promoção do retorno à atividade artística. O Centro alia a abordagem médica especializada à investigação como forma de melhoria contínua da prática clínica.