Unidade da Endometriose
A endometriose é caracterizada pelo aparecimento do endométrio (camada interna do útero) fora da cavidade uterina, que desencadeia uma reação inflamatória local.
Em 90% dos casos envolve os órgãos da cavidade pélvica (útero, trompa, ovários, bexiga, ureteres, intestino), mas pode surgir na porção superior do abdómen em cerca de 10% das mulheres e, mais raramente no toráx.
Embora existam várias teorias sobre a causa da endometriose, não há uma resposta única que justifique a o aparecimento da doença.
A Unidade da Endometriose tem como propósito o diagnóstico e tratamento desta patologia, através de uma equipa multidisciplinar dedicada e especializada. Esta Unidade inclui, numa estrutura única, especialistas experientes em diversas especialidades de diagnóstico e tratamento, com protocolos de atuação bem definido.
Coordenada pela especialidade de Ginecologia, conta ainda com a participação ativa de especialistas em Radiologia, Cirurgia Geral, Psicologia, Anestesiologia e Urologia.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.