Unidade da Epilepsia
A epilepsia é das doenças neurológicas mais frequentes e manifesta-se por crises epilépticas que podem ter diversas formas de apresentação. As suas causas são diversas e podem aparecer tanto em idades mais jovens (crianças e adolescentes), como mais tardiamente. Frequentemente, o tratamento da epilepsia, pode requerer a intervenção de várias
especialidades.
A Unidade da Epilepsia do Hospital CUF Descobertas foi criada com o objetivo de oferecer uma resposta altamente diferenciada no tratamento nesta área. É constituída por uma equipa multidisciplinar que integra Neurologia, Neuropediatria, Neurocirurgia, Neurofisiologia, Neurorradiologia, Neuroftalmologia, Psicologia, Anatomia Patológica, entre outros.
Esta unidade dispõe das valências necessárias à avaliação de pessoas com epilepsia refratária, em que as crises epilépticas persistem apesar da terapêutica com fármacos anti-crises epilépticas. Nestes casos, pode ser, nomeadamente, avaliada a indicação para cirurgia da epilepsia.
Para garantir uma abordagem articulada entre todas as especialidades, são realizadas reuniões
periódicas com os profissionais que compõem a unidade e todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos em cada caso.
Os especialistas que integram e colaboram com esta unidade coordenam-se especificamente para oferecer os melhores cuidados médicos e/ou cirúrgicos, seguindo os mais recentes avanços científicos, procurando garantir um acompanhamento diferenciado, célere e personalizado a cada caso.