Unidade de Desabituação Tabágica

O consumo de tabaco é uma das principais causas evitáveis de doença e de morte prematura, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde como um problema global e prioritário de saúde pública. Estudos longitudinais demonstram que cerca de metade dos fumadores morre precocemente, perdendo em média 14 anos de expectativa de vida (European Commision, 2021). 

Deixar de fumar traz sempre benefícios para a saúde, sendo tanto maiores quanto mais cedo tomar a decisão.

Oferecer ajuda para a cessação é um componente essencial de qualquer estratégia de combate ao uso do tabaco e quadriplica a taxa de sucesso.

Uma maior consciencialização dos riscos para a saúde e o maior acesso à terapêutica farmacológica de apoio à cessação, têm contribuído para o crescente interesse dos fumadores para o abandono do consumo e impulsionado a criação de consultas de apoio intensivo à cessação tabágica.

A Unidade de Desabituação Tabágica vem dar resposta a estas necessidades, tendo como objetivo a melhoria dos cuidados prestados ao doente fumador.

O corpo clínico da unidade é constituído por uma equipa multidisciplinar capaz de desenvolver um plano estruturado e personalizado que vá ao encontro das necessidades do fumador complexo, envolvendo especialistas de Pneumologia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.

 

Centros

Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.