Unidade de Fígado, Vias biliares e Pâncreas

Os tumores do fígado, vias biliares e pâncreas têm crescido de forma consistente em todo o mundo nos últimos anos. O cancro do fígado é o sexto tumor mais frequente em todo o mundo e o quarto tumor mais mortal, surgindo mais de 1200 novos casos anualmente em Portugal. A Cirrose, sobretudo associada ao álcool e à infecção por vírus da hepatite B ou C, e o fígado gordo estão entre as principais causas de cancro primário do fígado. Outras formas de cancro envolvendo o fígado são as metástases de cancro colo-rectal, que é presentemente o 3º mais frequente do mundo, existindo envolvimento do fígado em cerca de metade dos doentes. Por seu turno, o cancro do pâncreas é o 12º mais comum a nível mundial e o sétimo mais mortal, estimando-se um número de 1800 novos casos anuais em Portugal.

 

Unidade de Fígado, Vias Biliares e Pâncreas dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas destes órgãos, com especial atenção ao cancro hepato-bilio-pancreático. O moderno tratamento destas patologias exige, nos dias de hoje, que seja feito por equipas experientes e multidisciplinares, incluindo cirurgiões hepato-bilio-pancreáticos, oncologistas, gastroenterologistas / hepatologistas, radiologistas de diagnóstico e de intervenção, radio-oncologistas, patologistas, especialistas em Medicina Nuclear, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e especialistas em cuidados paliativos.

 

Desta forma, concentrando experiência e optimizando a colaboração entre as várias áreas envolvidas, grandes avanços foram obtidos no tratamento destes tumores, permitindo hoje oferecer a muitos doentes uma hipótese de tratamento que há algumas décadas não era possível.

 

Além dos avanços no diagnóstico, nos tratamentos sistémicos oferecidos pela oncologia, e na radiologia de intervenção, a cirurgia oferece hoje em dia a possibilidade de tratamentos muito menos invasivos, com recurso à cirurgia laparoscópica e robótica.

 

Áreas de actuação

  • Cancro do Fígado
  • Cancro das Vias Biliares
  • Cancro do Pâncreas
  • Metástases hepáticas de cancro do cólon ou do recto
  • Metástases hepáticas de tumores noutras localizações
  • Tumores benignos do fígado e pâncreas
  • Litíase da vesícula ou das vias biliares