Unidade de Implantes Auditivos
A surdez, qualquer que seja o seu grau, é causa de incómodo, afetando a perceção do meio ambiente e o modo como nos relacionamos com os outros.
Na criança a presença de surdez severa pode impedir a aquisição de linguagem e comprometer irremediavelmente a aprendizagem e a sua integração social. No adulto além da dificuldade de relacionamento com a família e amigos a surdez pode ser causadora de stress e afetar o desempenho profissional. Na terceira idade pode contribuir para o isolamento e depressão, existindo muitos estudos que apontam para uma associação entre surdez e demência. Em muitos casos consegue-se tratar a doença causadora de surdez através de métodos médicos ou cirúrgicos. Noutros casos restará a possibilidade de reabilitar a audição usando próteses auditivas ou dispositivos implantáveis.
A Unidade de Implantes Auditivos da CUF tem por objetivo primordial avaliar e reabilitar doentes com as mais variadas formas de surdez, desde as ligeiras às mais severas ou profundas, que impedem a comunicação áudio-oral.
A equipa é constituída por otorrinolaringologistas, audiologistas, terapeutas de fala e psicólogos, com experiência em implantologia auditiva, e coloca todos os tipos de implantes com sucesso, sendo inovadora e pioneira nesta área.
Áreas de Atuação:
- Audição e Reabilitação Auditiva
- Implantes Cocleares
- Estimulação Eletro Acústica
- Implantes Osteo Integrados
- Implantes Ativos do Ouvido Médio
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.