Unidade de Órbita
A Órbita corresponde à região anatómica que rodeia o globo ocular, e concentra estruturas vitais como nervos (incluindo o nervo óptico), vasos, músculos e gordura, comunicando diretamente com o espaço intracraniano e seios perinasais.
Frequentemente o tratamento de patologia envolvendo a região orbitária requer a intervenção de várias especialidades.
A Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas foi criada com o objetivo de oferecer uma resposta altamente diferenciada a doenças que se manifestam nesta área.
É constituída por uma equipa multidisciplinar que integra Oftalmologia, Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Maxilofacial, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Neuroradiologia, e conta com o apoio direto de especialistas de Medicina Interna, Oncologia, Hematologia, Endocrinologia, Anatomia Patológica, entre outros.
Para garantir uma abordagem articulada de todas as especialidades são realizadas reuniões periódicas que incluem os profissionais que compõem a unidade e todos aqueles que estejam direta ou indiretamente envolvidos em cada caso.
Os especialistas que integram e colaboram com esta Unidade coordenam-se especificamente para oferecer os melhores cuidados médicos e/ou cirúrgicos, seguindo os mais recentes avanços científicos, procurando garantir um acompanhamento diferenciado, célere e personalizado a cada caso.
Áreas de Atuação
- Doenças inflamatórias da órbita
- Orbitopatia ou Oftalmopatia Tiroideia (associada a disfunção da tiróide)
- Trauma orbitário
- Malformações congénitas
- Tumores malignos da órbita
- Lesões benignas da órbita
- Patologia intracraniana com envolvimento orbitário
- Patologia dos seios perinasais com envolvimento orbitário
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.