Unidade de Prevenção de Quedas
As quedas são extremamente prevalentes na população mais velha, sendo que um terço dos adultos com mais 65 anos e metade dos adultos com mais de 80 anos têm pelo menos uma queda por ano.
As quedas e as lesões que estas provocam são um grave problema de saúde pública pois são responsáveis pelo aumento da dependência, imobilidade, incapacidade, internamentos hospitalares e compromisso grave da qualidade de vida. Uma queda é muitas vezes o evento que condiciona a transição de uma vida autónoma para uma vida com dependência.
O envelhecimento associa-se a alterações fisiológicas que podem aumentar a susceptibilidade para quedas como a diminuição da visão, o compromisso do controlo do equilíbrio ou a falta de força muscular. A estes fatores, decorrentes do envelhecimento, associam-se vários fatores de risco como a incontinência urinária, a sarcopenia, a malnutrição, a toma de determinados medicamentos ou fatores ambientais que em conjunto levam a um maior risco de queda.
A prevenção das quedas implica sempre uma avaliação e abordagem individualizada dos vários fatores que para elas contribuem.
A Unidade de Prevenção de Quedas do Hospital CUF Tejo tem como principal objetivo a implementação de medidas personalizadas que permitam reduzir o risco individual de queda. Baseia a sua intervenção na estratificação do risco individual de queda, avaliação multifatorial e intervenção multidisciplinar. O plano de cuidados após avaliação pode incluir intervenções nutricionais, fisioterapia, consulta de Reabilitação Vestibular, intervenção para redução dos fatores de risco ambientais, revisão e ajuste da terapêutica farmacológica, entre outras.
Áreas de atuação:
- Internamento hospitalar - estratificação do risco individual de queda e avaliação multifatorial, bem como a implementação de medidas de prevenção durante o internamento hospitalar. Após a alta é efetuado o encaminhamento para outras áreas de forma a manter a intervenção.
- Consulta Externa - A consulta de prevenção de quedas em Geriatria é assegurada por um Enfermeiro e um Médico Geriatra que após avaliação multifatorial definem um plano integrado e articulam o seguimento com os diferentes profissionais da equipa multidisciplinar. A consulta é dirigida a todas as pessoas com pelo menos uma queda no ano anterior, ou sensação de instabilidade ao andar ou preocupação com o risco de quedas.
Marcação de consultas
As intervenções para redução do risco de queda exigem uma abordagem multidisciplinar e integrada por parte de vários especialistas. A Unidade de Prevenção de Quedas da CUF Tejo funciona em equipa, criando um plano integrado e individualizado de cuidados para o seu caso em particular. Na primeira consulta é feita a estratificação do risco de queda e avaliação dos diferentes fatores que contribuem para esse risco e dá início ao percurso clínico que permitirá a prevenção de quedas.
A equipa
- Médico de Medicina Interna
- Enfermeiro dedicado com experiência em Geriatria
- Médicos Especialistas em Medicina Física e de Reabilitação
- Fisioterapeutas
- Nutricionistas
- Farmacêuticos
- Médico Especialista em Otorrinolaringologia
- Terapeuta Ocupacional
- Podologista