Unidade de Reabilitação Cardíaca
A Unidade de Reabilitação Cardíaca da CUF dirige-se a doentes com história de doença cardíaca e tem como objetivo melhorar a sua saúde geral e cardiovascular, nomeadamente a melhoria da sua condição física e tolerância ao esforço, o controlo dos sintomas associados à doença cardíaca e dos fatores de risco cardiovasculares, e reduzir o potencial de progressão ou recorrência da doença. Esta Unidade é constituída por uma equipa multidisciplinar que inclui médico fisiatra, médico cardiologista, nutricionista (avaliação e prescrição de plano alimentar) e, caso seja necessário, psicólogo (intervenção cognitivo-comportamental).
O programa destina-se a doentes com diferentes contextos de doença cardíaca (após estarem assegurados critérios de estabilidade da doença cardíaca verificados na avaliação inicial):
- Doença dos vasos coronários (angina crónica estável, estado pós-enfarte agudo do miocárdio)
- Estado pós-procedimento de revascularização (angioplastia e/ou stent coronário, cirurgia de bypass coronário)
- Insuficiência cardíaca crónica (função sistólica reduzida e função sistólica preservada)
- Estado pós-reparação/substituição valvular (cirurgia, endovascular)
- Arteriopatia periférica
Na Consulta Reabilitação Cardíaca (Medicina Física e Reabilitação) inicial procede-se a uma avaliação clínica detalhada para uma correta estratificação do risco cardiovascular associado ao esforço. Esta avaliação é complementada, em todos os doentes, pela realização de uma prova de esforço incremental para determinação da capacidade funcional, resposta elétrica e hemodinâmica ao esforço e para a definição dos parâmetros de exercício durante as sessões de tratamento.
As sessões decorrem sob supervisão médica direta e permanente, com monitorização contínua de eletrocardiograma (telemetria) e com vigilância e registo periódico de diferentes parâmetros (pressão arterial, frequência cardíaca, sensação de esforço, saturação de oxigénio). O número máximo de doentes por classe é de 4.
Quais os resultados pretendidos?
- Melhoria da capacidade funcional e tolerância ao esforço
- Redução da intensidade e persistência dos sintomas cardíacos associados ao esforço
- Promover a prática regular de atividade física e exercício
- Melhoria da qualidade de vida geral e específica da doença cardíaca
- Melhoria do controlo dos fatores de risco cardiovasculares
- Promover a adesão à medicação cardioprotetora e adoção de estilos de vida saudáveis
A Unidade de Reabilitação Cardíaca da CUF possui equipas de profissionais de saúde experientes no tratamento das doenças cardiovasculares no Instituto CUF Porto.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.