Unidade de Tumores Cerebrais
O objectivo da Unidade de Tumores Cerebrais da CUF Oncologia é acompanhar e tratar o doente com tumor do Sistema Nervoso, de acordo com os princípios definidos e praticados pelos melhores centros de referência internacionais.
É nossa intenção estender este aconselhamento e assistência aos familiares cuidadores, de modo a proporcionar um ambiente de tratamento o mais adequado à exigência e gravidade da doença.
Organização clínica
Na CUF Oncologia, a Unidade de Tumores Cerebrais e vertebro-medulares tem uma coordenação a sul e outra a norte do país, de forma a uniformizar e transversalizar as melhores práticas na abordagem a este tipo de tumores, benignos e malignos, nos hospitais da rede CUF.
Dispõe de um grupo integrado para decisão e tratamento, de médicos especialistas (de neurocirurgia, neuro-oncologia, oncologia, neuro radiologia e radioterapia), apoiados por enfermeiros e farmacêuticos dedicados a oncologia. O grupo assegura ainda as valências de Reabilitação, Psicologia, Neuropsicologia e Psiquiatria, aconselhamento de Assistente Social.
O percurso clínico do doente e dos seus cuidadores, é acompanhado pelo enfermeiro coordenador das Neurociências e pelo gestor oncológico, garantindo a gestão eficaz e atempada das suas necessidades práticas, em cada momento da doença.
Faça o seu pedido de contacto para o podermos acompanhar desde o primeiro momento.
Se preferir pode agendar uma consulta através da nossa linha gratuita.
As especialidades mais envolvidas na abordagem aos doentes com tumores cerebrais são:
- Neurocirurgia
- Neurologia / Neuropsicologia
- Neuro-Oncologia/Oncologia
- Radioncologia
WBRT, SFRT, IMRT, Radio cirurgia, Gamma Knife, Cyber Knife
- Neurofisiologia
Monitorização pré, per e pós operatória
- Neuropatologia
Morfologia, imunocitoquimica e perfil genetico
- Neuroradiologia e Medicina da Imagem
TAC/RMN/RMNf/tractografia/ espectroscopia/ ecografia
- Anatomia Patológica
Biopsias, Estudos moleculares
- Medicina de Reabilitação
Motora, fala, cognitiva
- Enfermagem - ‘Clinical Navigator’
Os meios de diagnóstico inicial são a TC (tomografia computorizada) e a RMN (ressonância magnética) – que mostram o tumor, definindo a sua localização e aspetos de imagem sugestivos de qual o tipo de tumor.
O diagnóstico definitivo implica geralmente a obtenção de uma amostra do tumor para análise anátomo-patológica (diagnóstico do tecido removido por cirurgia ou biópsia).
As imagens tumorais obtidas por TC e RMN servem de base para colocar algumas hipóteses de diagnóstico, conforme a localização do tumor e as características da imagem nesses exames. Servem também para o planeamento da melhor intervenção cirúrgica.
A Unidade de Tumores Cerebrais conta com o apoio de tecnologia de última geração, tais como, equipamentos de:
- Neurocirurgia - neuronavegação, técnicas de fluorescência tumoral, monitorização neurofisiológica
- Neuro radiologia - TC, RMN, PET e angiografia (se necessário)
- Radioterapia - ou Radiocirurgia/Gamma-knife e CyberKnife (quando aplicável ao caso)
O tratamento dos tumores cerebrais pode também passar pela terapêutica sistémica, realizada em Hospital de Dia. A Unidade conta também com o apoio do serviço de Internamento e Cuidados Paliativos, quando necessários.
Serviços Clínicos de Apoio
- Hospital de Dia
- Internamento
- Bloco Operatório
- Cuidados Intensivos
- Cuidados Paliativos
- Atendimento Permanente
- Linha de Apoio 24 horas
- Nutrição
- Onco-psicologia
- Todas as especialidades
Conheça os tipos de tumores cerebrais que existem e o que a rede CUF disponibiliza para o seu diagnóstico e tratamento.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.