Unidade Pós COVID-19
A Condição Pós COVID-19 é considerada uma entidade em crescimento, cuja fisiopatologia não está, ainda, esclarecida. Esta entidade apresenta atingimento multiorgânico, frequentemente associado a um conjunto de sintomas heterogéneos, que podem persistir, surgir ou recorrer após o quadro agudo.
De acordo com a definição da norma da DGS 002/2022 “A Condição pós-COVID-19 é definida pelo espetro de sintomas que ocorre em pessoas com história provável ou confirmada de infeção por SARS-CoV-2, habitualmente 3 meses após início da fase aguda e com, pelo menos, 2 meses de duração. Os sintomas podem desenvolver-se durante ou após a infeção aguda por SARS-CoV-2, apresentam impacto na qualidade de vida da pessoa afetada e não são explicados por diagnóstico alternativo.
O espetro de sintomas mais frequentes na Condição pós-COVID-19 inclui nomeadamente fadiga, dispneia, tosse persistente, aperto torácico, alterações do olfato e do paladar, depressão/ansiedade, perturbações do sono e disfunção cognitiva.
Assim, o objetivo da Unidade Pós COVID-19 é conseguir oferecer o nível mais elevado de diferenciação na avaliação clinica e orientação terapêutica desta entidade envolvendo várias especialidades médicas