CUF Talks: Como são as suas noites de sono?
Pode assistir ao webinar através do Facebook da CUF aqui
O sono é um estado de desconexão reversível com o meio que nos rodeia, permitindo que o organismo recupere o desgaste físico e mental do dia a dia, e ainda cumpre a função de regulação metabólica e fisiológica.
Uma noite de sono mal dormida tem um efeito semelhante a um estado leve de embriaguez, prejudicando a coordenação motora, afetando as capacidades cognitivas ao nível do raciocino e da memória.
Estima-se que cerca de 80% da população apresenta pelo menos um distúrbio de sono por diagnosticar. Sendo que os mais prevalentes são a Insónia e a Apneia, levando à fragmentação do sono e contribuindo em grande parte, para o aumento de risco de Hipertensão Arterial, Doença cardiovascular, diabetes, sonolência excessiva, risco de acidentes de viação e consequente perda da qualidade de vida.
A relação entre os Distúrbios do Sono e a Medicina Dentária, embora muito recente, têm-se revelado de extrema importância quer, no diagnóstico precoce dos distúrbios respiratórios obstrutivos do sono (como é o caso da Apneia e da Roncopatia, em adultos e crianças), quer no tratamento coordenado com outras áreas médicas.
O diagnostico precoce e a abordagem multidisciplinar através de diferentes áreas medicas, como sejam, a Pneumologia, a Otorrinolaringologia e a Medicina Dentária, contribuem para o sucesso do tratamento destes distúrbios.