Saúde Digital
As tecnologias digitais têm vindo a revolucionar a prestação de cuidados de saúde. Todos os dias são reconhecidas novas oportunidades e vantagens dessas tecnologias, mas também desvantagens e ameaças a elas associadas. Os profissionais de saúde, por conhecerem bem as necessidades dos seus doentes, têm o privilégio e obrigação de conhecer e liderar todo o processo de transformação digital, tornando-o mais um instrumento para melhorar os cuidados aos seus doentes.
DESTINATÁRIOS: profissionais de saúde interessados
OBJETIVO: fornecer aos profissionais de saúde participantes conhecimentos e experiência prática sobre novas tecnologias e instrumentos na área da saúde digital. Através de lições expositivas, bancas de demonstração e cenários de simulação, os formandos terão oportunidade de contactar com teleconsulta, dispositivos de tele-observação e tele-monitorização, bem como algoritmos de inteligência artificial, de que são exemplo os avaliadores de sintomas.
Pretende-se que estes instrumentos se incluam na jornada híbrida de cuidados de saúde dos cidadãos. Devem estar harmoniosamente integrados no processo de prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e seguimento, que constitui uma prática clínica de excelência. Estas tecnologias deverão trazer, assim, benefícios significativos para os doentes, profissionais, organizações, sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
O conteúdo do curso foi cuidadosamente selecionado, tendo sido convidados prelectores com conhecimentos e experiência na utilização dos recursos digitais na prática clínica. A componente prática, de demonstração e simulação, permitirá um ambiente interactivo entre formadores e formandos, que lhes trará resultados positivos, aplicáveis ao quotidiano profissional.