Event type
Centro de simulação
simtalk_academia

SimTalk - Curso de Comunicação de Más Notícias em Oncologia

31 Out 2024
Horário
09h00 | 17h00
Local
Centro de Simulação CUF
Acesso
Inscrições obrigatórias

 

A abordagem de aspetos complexos relativos a doenças oncológicas com os doentes e respectivas famílias constitui um desafio diário para muitos profissionais de saúde que trabalham em Oncologia. Isto é particularmente verdade quando é necessário explicar aspetos complexos da doença e tratamento, gerir as expectativas e emoções dos doentes e famílias, comunicar más notícias e discutir preferências sobre cuidados em fim de vida.

Para responder a este desafio, um conjunto de médicos oncologistas, psicólogos e especialistas em educação médica com experiência em Simulação em Saúde desenharam o programa educacional “SimTalk - Comunicação de Más Notícias em Oncologia”. 

Do ponto de vista da inovação, destaca-se a utilização da simulação enquanto metodologia de ensino no âmbito da Oncologia. Nestas sessões simulam-se encontros entre os profissionais de saúde (formandos) e doentes oncológicos simulados.  Ao longo dos diversos cenários, os profissionais são expostos a situações semelhantes às que ocorrem na prática clínica real, tendo oportunidade de treinar aspetos de comunicação num ambiente seguro.

Acreditamos que este curso constitui um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados e apoio prestados aos doentes oncológicos e respectivas famílias.

DESTINATÁRIOS: Este curso dirige-se a todos os profissionais de saúde com interesse na prática de competências em comunicação de más notícias.

OBJETIVOS:

- Melhorar as competências gerais de comunicação dos profissionais de saúde;

- Discussão de estratégias de comunicação de más notícias no contexto da Oncologia;

- Explorar técnicas de gestão das emoções dos profissionais de saúde, dos doentes e das suas respectivas famílias;

- Discutir estratégias para otimizar a gestão de expectativas dos doentes e suas famílias;

- Explorar o momento e forma de iniciar a discussão sobre decisões de fim de vida e cuidados paliativos.