Transperineal prostate biopsy with local anesthesia
A biópsia da próstata ecoguiada por via transrectal representa um dos procedimentos urológicos mais comuns, tendo sido o padrão para o diagnóstico do cancro da próstata desde a década de 1980. No entanto, a incidência de infecções do tracto urinário, por vezes graves, associada a taxas crescentes de resistência a antibióticos, fazem com que o risco associado a este procedimento se tenha elevado e, portanto, que se repense a sua realização.
A biópsia da próstata por via transperineal oferece uma alternativa à abordagem transrectal: por ser realizada por via percutânea evita a passagem da agulha pelo recto, o que fornece ao paciente uma via mais segura para a biópsia. Para além disso, permite a obtenção de amostras das zonas anterior e apical da próstata, evidenciando melhoria na taxa de detecção de cancro em vários estudos publicados.
O desenvolvimento da técnica que permite realizar este procedimento sob anestesia local e em contexto de ambulatório faz com que se torne no actual padrão já recomendado nas guidelines internacionais. Assim, propomo-nos a realizar um curso com componente prática em doente para aqueles que pretendam iniciar ou desenvolver a técnica de biópsia ecoguiada por via transperineal da próstata sob anestesia local.