Unidade da Tiroide
Hospital CUF Descobertas
Em Portugal, um em cada dez indivíduos tem patologia da tiroide. As doenças da tiroide e das glândulas paratiroides são muito prevalentes na população e carecem, quase sempre, de uma abordagem multidisciplinar, articulada e especializada.
A Unidade da Tiroide da CUF reúne todas as especialidades envolvidas na avaliação e tratamento das doenças benignas e malignas da tiroide, sendo constituída, nas diferentes áreas, por médicos especialistas com larga experiência profissional. No entanto, pela sua formação e dedicação às doenças da tiroide destaca-se o papel fulcral dos Endocrinologistas na avaliação e abordagem destas patologias.
Esta Unidade tem uma forte vocação assistencial, direcionada para dar resposta à generalidade das doenças que afetam esta glândula, de que são exemplo o hipertiroidismo, o hipotiroidismo e as diferentes tiroidites. A abordagem diagnóstica e terapêutica da patologia da tiroide no contexto de infertilidade e gravidez e da doença nodular/nódulo e tumores malignos/carcinoma, constituem vertentes importantes da nossa atividade. A indicação cirúrgica atual destes distúrbios benignos é reforçada pela importância estética, pois afeta principalmente mulheres jovens.
No campo específico da doença oncológica da tiroide, a nossa Unidade possui profissionais, tanto na área da Endocrinologia, como da Cirurgia, com um trajeto profissional consolidado e reconhecido. A maioria das neoplasias malignas da tiroide, apesar de apresentarem uma sobrevida mais longa do que a maioria dos cancros (cerca de 80% aos 20 anos), revestem-se de elevada carga emocional e exigem uma abordagem específica e célere.
De forma pioneira em Portugal a CUF disponibiliza a opção de remoção de nódulos da tiroide por cirurgia robótica. De salientar que se trata de uma cirurgia inovadora, apenas disponível em Portugal na CUF, resultado de um programa desenvolvido pela equipa de Cirurgia Endócrina do Hospital CUF Descobertas.
A Tiroidectomia Robótica permite retirar, sem cicatriz visível no pescoço, um nódulo da tiroide de forma segura e eficaz, com melhor visualização das estruturas do pescoço e precisão de movimentos do cirurgião.
Como alternativa ao tratamento cirúrgico, mais invasivo, alguns doentes com nódulos da tiroide benignos, podem ser tratados com radiofrequência.
Para além da vertente assistencial, a Unidade da Tiroide da CUF tem também, como objetivos, a promoção da investigação clínica e da educação pré e pós-graduada, na área da tiroidologia.
Áreas de Atuação:
- Distúrbios da tiroide e paratiroide
- Hipotiroidismo
- Hipertiroidismo
- Doença Nodular da tiroide
- Tiroide e gravidez
- Hiperparatiroidismo primário
- Doenças das Paratiroides
- Tratamento de metastização loco-regional
- Nódulos da tiroide (com ou sem disfunção tiroidea)
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.
Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.