Unidade da Anca e Bacia
Hospital CUF Tejo
A Unidade da Anca e Bacia do Hospital CUF Tejo é constituída por um conjunto de cirurgiões ortopédicos dedicados à cirurgia da anca e com diferenciação especifica nas diferentes patologias: artrose da anca, conflito femoro-acetabular, revisão em falência de prótese total da anca, trauma desportivo, trauma da anca e bacia, oncologia.
Conflito Femoro-Acetabular e patologia da anca no adulto jovem
A patologia da anca no adulto jovem é hoje um foco importante de diagnóstico e tratamento de modo a interromper o processo de perda acelerada de cartilagem que leva à artrose precoce da anca. O Conflito Femoro-Acetabular é uma deformidade caracterizada por perda da esfericidade da cabeça do fémur, deformidade “CAM” e/ou maior profundidade ou retroversão do acetábulo, deformidade “pincer”.
A técnica de Artroscopia da Anca realizada na Unidade de Anca e Bacia pretende reproduzir por via endoscópica a exposição e qualidade dos resultados obtidos com a técnica aberta, denominada Luxação Cirúrgica da Anca. Deste modo o paciente pode regressar à vida ativa e atividades desportivas sem limitação, assim como conservar a sua própria anca o maior número de anos possível sem necessidade de substituição por uma prótese.
Artrose da Anca
A prótese total da anca é a solução para todos os pacientes com artrose estabelecida, garantindo um retorno a uma vida ativa com um elevado grau de bem-estar e capacidade física. O principal objetivo na Unidade de Anca e Bacia é garantir o ideal posicionamento anatómico e funcional para cada paciente e assim aproximar a durabilidade da prótese dos melhores desempenhos de longevidade dos Registos Internacionais de Artroplastias.
Na Unidade são utilizadas diferentes abordagens na artroplastia total da anca, nomeadamente a via posterior, a via lateral direta e a via anterior direta. Cada uma destas técnicas apresenta vantagens e inconvenientes específicos, sendo o principal objetivo a preservação da anatomia com a menor agressão cirúrgica, a implantação perfeita dos componentes e uma rápida recuperação.
Revisão de Prótese e procedimentos complexos
A resposta em contextos complexos de revisão de artroplastias totais da anca, fraturas peri-protésicas, do acetábulo e do anel pélvico assim como situações oncológicas fazem parte do leque de patologias e procedimentos que encontram resposta diferenciada na Unidade de Anca e Bacia. A complexidade imposta por muitas destas situações obriga a um planeamento muitas vezes específico e detalhado. A utilização de modelos de reconstrução tridimensional constitui um importante recurso técnico, utilizado nestes contextos, para chegar às melhores soluções e resultados cirúrgicos.
Monitorização de Qualidade
A preocupação com o resultado e a qualidade do procedimento leva a que toda a atividade seja alvo de um sistema de avaliação regular baseado em “Patient Related Outcome Measures - PROM’s” que combinados com critérios clínicos permitem monitorar a evolução dos pacientes e aferir a qualidade clínica e técnica da Unidade de Anca e Bacia.
Contacte o nosso secretariado para o guiar e acompanhar desde o primeiro momento.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.
Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.