Unidade de Doenças das Glândulas Supra Renais e Hipertensão Endócrina
Hospital CUF Tejo
As glândulas supra-renais (GSR) são dois órgãos de forma piramidal, localizadas por cima de cada rim, na região posterior do abdómen. Têm uma função essencial na manutenção do volume de plasma, na manutenção de uma pressão arterial adequada, no controlo do sódio e potássio, e na capacidade de resposta ao stress.
As GSR produzem uma série de hormonas fundamentais como a adrenalina, noradrenalina, cortisol e aldosterona. Podem surgir lesões ocupando espaço (tumores) nas GSR. Habitualmente, estas lesões são detectadas de forma incidental em exames de imagem, solicitados por diversos motivos (ex: TAC abdominal). Estas lesões incidentais, podem ser detectadas em cerca de 5% das pessoas e são na maior parte dos casos benignas (em aproximadamente 95% das situações), e em cerca de 80% dos casos são não funcionantes, isto é, não produzem hormonas em excesso. Porém, justificam avaliação por médicos Endocrinologistas, pois também existem casos de tumores agressivos, como carcinomas, ou de tumores hiperfuncionantes, descobertos de forma incidental. Em casos menos frequentes, pode suspeitar-se de tumores funcionantes das GSR pela história clínica ou análises do doente.
No grupo de tumores funcionantes das GSR incluem-se, por exemplo, os feocromocitomas (produtores de adrenalina e/ou noradrenalina), os adenomas secretores de cortisol, e os adenomas secretores de aldosterona (causadores de aldosteronismo primário). Estima-se que cerca de 10% dos casos de Hipertensão Arterial (HTA) seja devido a produção excessiva de algumas hormonas, seja por tumores secretores destas substâncias ou por outras situações. A investigação dos casos de HTA endócrina é complexa, mas a sua identificação pode levar à resolução da HTA, à prevenção de eventos cardiovasculares (exemplo: AVC) e ao diagnóstico atempado e cura de tumores raros e/ou malignos. Algumas doenças das GSR têm origem genética, atingindo vários elementos numa família. O diagnóstico destas situações é muitas vezes complexo, exigindo exames específicos. O tratamento dos tumores das GSR suspeitos / malignos ou hiperfuncionantes envolve intervenção cirúrgica que pode ter várias modalidades, incluindo apoio robótico.
A endocrinologia é como se compreende a especialidade melhor posicionada para tratar estas doenças, mas elas têm peso noutras áreas médicas, designadamente na medicina geral e familiar, medicina interna e cardiologia, especialidades que habitualmente lidam com doentes com hipertensão arterial. Assim, esta unidade é também um espaço de discussão multidisciplinar, entre a endocrinologia, o laboratório, a imagiologia, a cirurgia, entre outras especialidades.
Principais doenças a abordar nesta consulta específica de Endocrinologia (doenças das Glândulas Supra Renais e Hipertensão Endócrina):
-
Lesões Incidentais (imagiológicas) das G. supra-renais (GSR).
-
Suspeita de Hipertensão de causa Endócrina (Hormonal).
-
Hiperaldosteronismo Primário
-
Síndrome de Cushing e Hipercortisolismo autónomo
-
Feocromocitomas e Paragangliomas
-
Outros tumores das GSR incluindo lesões malignas
-
Insuficiência primária da supra-renal (D. de Addison)
-
Hiperplasia Congénita da Supra-renal.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.
Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.