Unidade de Inflamação Ocular
Hospital CUF Tejo
Na Unidade de Inflamação Ocular são observados casos de inflamação ocular que compreendem patologias variadas. Entre as mais frequentes, incluem-se:
- episclerite/esclerite
- uveíte
Estas patologias podem ter causas múltiplas e distintas, podendo ser uma manifestação intraocular de uma doença sistémica auto-imune como por exemplo a espondilite anquilosante, a doença de Crohn, a sarcoidose, a doença de Behçet ou de uma doença infecciosa como, por exemplo, a sífilis ou a tuberculose.
Havendo tantas causas possivelmente relacionadas com o aparecimento da uveíte, é preciso que o doente seja investigado e sejam excluídas essas mesmas causas ao mesmo tempo que se inicia o tratamento da inflamação ocular.
A esta Unidade pertencem especialistas com larga experiência no diagnóstico e seguimento de pacientes com inflamação ocular crónica tanto no campo da Oftalmologia como da Medicina Interna e Reumatologia o que permite integrar o doente numa equipa multidisciplinar. Esta multidisciplinaridade é essencial nestes casos já que as uveítes são patologias potencialmente graves e com inúmeras manifestações oftalmológicas e sistémicas, requerendo uma investigação etiológica e abordagem dirigidas.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.
Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.