Unidade do Colo, Vagina e Vulva

Hospital CUF Tejo

21

A Unidade do Colo, Vagina e Vulva do Hospital CUF Tejo dedica-se ao diagnóstico, tratamento e vigilância das doenças do colo uterino, da vagina e da vulva, sejam elas benignas, pré-malignas ou malignas (sendo estas últimas acompanhadas pela Unidade de Oncologia do Centro da Mulher deste Hospital).

 

A Unidade do Colo, Vagina e Vulva está inserida na área de Exames Especiais do Hospital e conta diariamente com um corpo clínico de excelência constituído por especialistas em ginecologia (com treino pós-graduado em colposcopia e cirurgia LASER), uma equipa de enfermagem experiente e equipamento de última geração. Sempre que necessário, a Unidade tem ainda o apoio da equipa de Anestesia.

 

Na Unidade do Colo, Vagina e Vulva, acompanhamos diferentes patologias do colo uterino, da vagina e da vulva, com maior incidência de casos associados à infecção pelo vírus HPV (Human Papiloma Virus) e respectivas consequências, como citologias cervicais (Teste Papanicolau) alteradas, testes de HPV positivos, biópsias com lesões de baixo ou alto grau. Acompanhamos todo o diagnóstico, tratamento e follow up até à alta Os quistos da Glândula de Bartholin são outro motivo frequente de vigilância na nossa Unidade, onde fazemos a sua excisão por Vaporização LASER sempre que possível, e com excelentes resultados.

 

A recente Equipa Multidisciplinar da Vulva, de onde fazem parte integrante a ginecologia, anatomo-patologia, dermatologia, fisioterapia, psicologia e enfermagem, surgiu da necessidade de se criar um espaço dedicado unicamente a todas as patologias associadas à vulva. Por ser uma área tão relevante no bem-estar físico e mental da mulher, e por vezes não valorizado, levando a muitos anos de sofrimento e desgaste emocional, a Unidade do Colo, Vagina e Vulva reuniu esta equipa multidisciplinar e adquiriu equipamento específico para conseguir responder às necessidades particulares destas situações clínicas. O Líquen Escleroso, o Líquen Plano, a Vulvodinia/Vestibulodinia (dor crónica da vulva, com duração superior a 3 meses), a Atrofia Vulvar, integrada ou não no Síndrome Genito-Urinário da Menopausa, as Hipertrofias dos Pequenos Lábios (dimensões aumentadas destes) e as sequelas das cicatrizes da episiotomia após o parto são alguns dos exemplos das patologias que acompanhamos neste Hospital. 

 

Dispomos ainda de um processo de acompanhamento das nossas doentes, feito pela equipa de enfermagem, que contactam telefonicamente antes e depois das cirurgias, garantindo o esclarecimento e orientação de quaisquer dúvidas ou sintomatologia que possam surgir.

 

A Unidade dispõe de vários métodos de diagnóstico e tratamento, nomeadamente:

  • Colposcopia
  • Vaginoscopia
  • Vulvoscopia
  • Peniscopia
  • Anuscopia
  • Biópsias colo, vagina e vulva (simples ou alargada)
  • Electrocirurgia
  • Radiofrequência cirúrgica
  • Cirurgia LASER CO2 
  • Conização 
  • Labioplastia (correção cirúrgica dos pequenos lábios)

 

Dentro da medicina funcional regenerativa/ funcional

  • Aplicação Vulvar/Vaginal de Toxina Botulínica
  • Aplicação Vulvar e/ou Clitóris (O’Shot) de PRP (Plasma Rico em Plaquetas)
  • Aplicação Vulvar com Filler de  Ácido Hialurónico
  • MonaLisa Touch LASER (tratamento de regeneração da mucosa vaginal através da foto estimulação, com o objetivo de restituir a elasticidade, sensibilidade, lubrificação e resistência a infecções)
  • Tratamento com Ondas Choque

 

Durante as nossas consultas e colposcopias, a unidade dispõe de um sistema de gravação de imagens e de uma base de dados informática, que permite o registo dos exames, tratamentos e follow-up, bem como a impressão automática dos relatórios.

Qualquer dúvida relativamente ao melhor exame ou consulta para agendar, pode contactar directamente o nosso secretariado através do email secretariado-ginecologiaobstetricia@cuf.pt

 

Precisa de ajuda?
Fale connosco

Contacte o nosso secretariado para o guiar e acompanhar desde o primeiro momento. 

Centros

Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.

Conheça o Hospital CUF Tejo

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF