Hérnia discal: cuidados a ter

Dor
Prevenção e bem-estar
5 mins leitura

Quem tem uma hérnia discal sabe (e bem) que desempenhar algumas das tarefas mais simples do dia a dia é o suficiente para ter uma crise de dor.

Entre as vértebras - os ossos que compõem a coluna vertebral - existe uma espécie de almofadas ou esponjas, os chamados discos intervertebrais, que são constituídos por duas partes: um invólucro elástico na periferia, a que se chama anel fibroso, e, no seu interior, uma substância com textura gelatinosa, denominada núcleo pulposo. A função dos discos é absorver impactos, manter a coluna estável e permitir que nos movimentemos.

A hérnia discal ocorre quando esse núcleo pulposo e gelatinoso prolapsa através da rotura do anel fibroso circundante e comprime as estruturas vizinhas. Quando uma hérnia discal comprime um nervo, pode causar dor (na coluna e ao longo dos braços ou pernas) e dormência, perda de força ou de sensibilidade na área do corpo correspondente a esse nervo (membros superiores ou inferiores).

 

Se tem uma hérnia discal, deve evitar...

Há algumas atividades do nosso quotidiano que, por poderem provocar inflamação e agravamento da dor, devem ser evitadas por quem tem uma hérnia discal.

 

1. Passar muito tempo sentado

Quando estamos sentados, colocamos mais pressão nos nossos discos intervertebrais, sobretudo quando nos inclinamos para a frente no assento.

Para minimizar a dor associada a uma hérnia discal lombar, experimente levantar-se, caminhar um pouco ou deitar-se sempre que possível.

Contudo, especialmente para quem trabalha à secretária, é inevitável passarmos um longo período de tempo sentados. Para reduzir a pressão exercida na zona lombar, experimente:

  • Sentar-se direito com os ombros para trás e as omoplatas para baixo.
  • Manter as coxas paralelas ao chão e as ancas a uma altura não inferior à dos joelhos.
  • Recorrer a uma almofada pequena ou a uma toalha enrolada para dar apoio à zona lombar.
  • Colocar lembretes no telemóvel para fazer pausas com frequência. Durante essas pausas tente movimentar e exercitar a coluna, fazendo pequenos movimentos de inclinação lateral e rotação, bem como caminhar distâncias curtas. Estes movimentos irão ajudar a manter a musculatura da sua coluna ativa, evitando desequilíbrios musculares muito frequentes em quem passa muito tempo na mesma posição.

 

Se o seu trabalho implica passar várias horas à secretária ou ao computador, experimente intercalar entre uma secretária normal e uma mesa alta, para trabalhar de pé, ao longo do dia.

 

2. Tratar da roupa

Dobrar-se para apanhar a roupa, carregar um cesto pesado e esticar-se para apanhar outros objetos coloca muita pressão na zona lombar.

Se possível, peça a um amigo ou familiar para o ajudar a tratar desta tarefa doméstica até que se sinta melhor.

Sempre que precisar de pegar em algum objeto, faça-o dobrando os joelhos e evitando a flexão do tronco.

 

3. Aspirar a casa

Quando usamos o aspirador tradicional, fazemos de forma repetida movimentos de empurrar e puxar, o que pode agravar a hérnia discal.

Em vez de esticar o braço e dobrar as costas, mantenha-as direitas e caminhe com o aspirador ao longo da zona que está a aspirar. É como se as suas pernas fizessem o trabalho todo e não os braços. Se possível, opte por um aspirador tipo robô.

 

4. Praticar exercício físico de elevado impacto

Embora a prática de exercício físico seja recomendada, é importante evitar as atividades de alto impacto, como:

  • Atividades que impliquem carga repetitiva das costas na zona lombar, como correr ou saltar à corda;
  • Movimentos que envolvam carga axial significativa na zona lombar, como agachamentos;
  • Dobrar-se para tocar nos dedos dos pés, abdominais e movimentos de ioga que agravem a dor e exijam dobrar muito as costas.

 

Em alternativa, experimente exercícios aeróbicos, como natação ou caminhada. Usar uma bicicleta estática pode ser uma excelente forma de se exercitar ao mesmo tempo que recupera de uma hérnia discal. Cumpra os exercícios de fortalecimento recomendados pelo seu médico assistente e fisioterapeuta.

Fazer pilates, tai chi ou ioga também pode ajudar a melhorar a força e flexibilidade em quem tem problemas de costas.

Os exercícios de baixo impacto são geralmente fáceis e podem ser feitos regularmente, como terapia na água e caminhar na piscina. A água ajuda a suportar o peso do corpo e a reduzir a dor durante os movimentos articulares.

 

5. Fazer jardinagem

Jardinar pode agravar a dor na zona lombar, pois geralmente envolve pegar em objetos pesados e realizar movimentos desaconselhados como dobrar-se para a frente, torcer o tronco, entre outros. Evite fazer estes movimentos de forma repetitiva, vá variando a postura e utilize alguns auxílios, como o uso de um banco.

 

Quando consultar um médico

Pessoas que têm uma hérnia discal devem consultar o seu médico assistente caso registem os seguintes sintomas:

  • Dificuldade ou incapacidade em controlar o funcionamento intestinal e/ou da bexiga
  • Problemas em ir à casa de banho
  • Perda de sensação nos pés / pernas
  • Perda de força nas pernas
  • Dor severa à noite
  • Dor que não alivia com a toma de medicamentos analgésicos, fisioterapia ou outro tratamento prescrito
  • Perda de peso
  • Dor ou fraqueza mais fortes que o habitual na coluna vertebral
  • Dificuldade em manter-se de pé ou em caminhar
  • Quedas frequentes
  • Agravamento dos sintomas
Fontes

Better Health

Family Doctor

Spine Health

WebMD

Publicado a 25/09/2023
Doenças