Excisão de cálculos renais e ureterais

O que é?

O tratamento cirúrgico dos cálculos pode ser por cirurgia "aberta", endoscópica ou percutânea. Os cálculos são formações sólidas de sais minerais e outras substâncias como oxalato de cálcio e ácido úrico, vulgarmente designadas por ”pedras”.

Existem cálculos que passam espontaneamente, sem provocar danos, nem infeção, pelo que não constituem qualquer ameaça para a saúde. Pelo contrário, aqueles que obstruem o sistema urinário, provocam dor, comprometem a função renal e predispõe a infeções, representam ameaça para a saúde, pelo que devem ter tratamento imediato.

 Muitas pessoas eliminam cálculos urinários sem sequer saber da sua existência.

 

Sintomas

Os cálculos podem alojar-se em qualquer parte do aparelho urinário, causando obstrução, infeção e dores. Seja qual for o tipo de cálculo, as consequências são essencialmente as mesmas: dor, obstrução e traumatismo tecidular com hemorragias e infeção secundárias.

 

O sintoma mais característico dos cálculos renais e ureterais é a dor intensa ou localizada com início súbito. Conforme a localização do cálculo, a dor pode ser denominada de cólica renal ou cólica ureteral. A cólica renal tem origem profunda na região lombar, com irradiação lateral e inferior na direcção do testículo no homem e da bexiga na mulher. A cólica ureteral irradia-se para a coxa. Quando a dor é intensa ocorrem em geral náuseas, vómitos, palidez, sudorese, ansiedade e urgência urinária.

 

A dor varia de minutos a dias, podendo ser bastante resistente aos analgésicos. Pode ser intermitente, o que significa migração do cálculo. Enquanto o cálculo migra e passa a ocupar um novo lugar de obstrução, a dor retoma, desaparecendo quando o cálculo alcança a bexiga.

 

A dor causada por cálculos renais nem sempre é intensa e tipo cólica. Pode ser também uma sensação incômoda tipo queimadura ou peso.

 

Causas

Muitas pessoas eliminam cálculos urinários sem sequer saber da sua existência.

Os fatores que contribuem para a formação de cálculos urinários são:

  • Infeção
  • Presença de um corpo estranho
  • Incapacidade de esvaziar a bexiga normalmente
  • Obstrução dentro do aparelho urinário