HIFU - Ultrassom focalizado de alta intensidade

Tratamento para cancro da próstata de baixo risco

O que é?

A terapêutica focal, utilizando ultrassons focalizados de alta intensidade (HIFU) com o sistema Focal One®, é uma terapêutica com poucos efeitos secundários de acordo com os conhecimentos atuais. As células cancerígenas são destruídas pelo calor: sem exposição à radiação radioativa, sem cirurgia e sem convalescença prolongada. Os primeiros estudos mostram que a terapia é muito bem sucedida.

A tecnologia HIFU, está a ser utilizada há 20 anos. Com a focalização dinâmica das ondas de ultrassons, o tratamento do cancro da próstata por HIFU - ultrassom focalizado de alta intensidade, avançou significativamente.

 

Metodologia

Após a inserção da sonda retal, as imagens de ultrassons são fundidas com as imagens de Ressonância Magnética obtidas previamente. As áreas de tratamento são planeadas tridimensionalmente com base nestas imagens. As ondas HIFU são focadas num ponto, como a luz solar através de uma lupa, e geram temperaturas de 85 a 95°C que destroem o tecido tumoral com uma precisão milimétrica.

Um detetor de movimento externo, a monitorização automática da distância à parede retal e o arrefecimento permanente da parede retal garantem um tratamento preciso, que é interrompido pelo sistema em caso do mais pequeno desvio.

 

A quem se adequa?

A terapia focal do cancro da próstata é uma opção adequada para doentes selecionados. O estado geral de saúde desempenha um papel importante embora outros critérios devam ser cuidadosamente considerados.

Por exemplo, o cancro da próstata deverá estar limitado a apenas um ou poucos focos dentro da cápsula prostática. Cerca de 70-80% dos doentes têm um tumor multifocal, bilateral, no qual está indicado o tratamento de toda a próstata.

Além disso, a pontuação de Gleason (que avalia a extensão e o grau de alteração do tecido) não deve ser superior a 3+3 ou 3+4. O valor do PSA também é um critério. A terapia focal através da tecnologia HIFU, pode ser uma opção se o valor for inferior a 15 ng/ml.

O objetivo é encontrar a opção de tratamento mais adequada para cada pessoa e prestar-lhe o melhor apoio possível na sua decisão.

 

Durante o internamento

O tratamento é efetuado em regime de internamento sob anestesia geral ou raquidiana. É colocada uma algália durante 1 a 3 dias após a intervenção. A estadia no hospital é de 2 a 4 dias. Pode comer e levantar-se novamente na noite seguinte ao tratamento.

 

Vantagens e Benefícios

O tratamento focal ou parcial da próstata com a tecnologia HIFU - ultrassom focalizado de alta intensidade, é particularmente promissor no caso de um foco tumoral pequeno com uma pontuação de Gleason baixa. Quanto mais pequeno for o foco tumoral e quanto menos invasivo for o procedimento, menor é o risco de danos nos feixes nervosos, no esfíncter ou na parede intestinal em resultado do tratamento. Não se conhecem efeitos secundários frequentes, graves ou a longo prazo do tratamento focal.

 

Indicações

O maior risco reside no facto de nem todos os focos de cancro serem reconhecidos e tratados. Com um acompanhamento regular, estes tumores em crescimento podem ser detetados e, se necessário, tratados.

Doenças relacionadas