Incompetência Cervico-Ístmica
O que é?
A incompetência cervico-ístmica (insuficiência cervical) é definida como dilatação cervical indolor recorrente, ou seja o colo uterino começa a encurtar e a abrir muito cedo durante uma gravidez, podendo levar a perdas no segundo trimestre ou à incapacidade do colo uterino manter a gravidez, na ausência de contrações uterinas.
Sintomas
Na maioria dos casos a grávida é assintomática, mas pode surgir um dos seguintes sintomas:
- Pressão pélvica
- Cólicas
- Dor nas costas
- Aumento do corrimento vaginal
Causas
A causa provável será o enfraquecimento estrutural do colo uterino, que poderá ser uma consequência de:
- Cirurgia cervical ou uterina anterior (por exemplo, dilatação e curetagem, histeroscopia)
- Anomalia congênita
- Alterações bioquímicas no colo do útero que originam o encurtamento e dilatação cervical prematuros. Estas condições, podem ser provocadas, entre outras, por inflamação/infeção das membranas e hemorragia na decídua (mucosa uterina onde a placenta está implantada) ou na placenta.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado na história de perda de gravidez anterior no segundo trimestre, a qual pode apresentar-se de várias formas:
- História clássica de duas ou mais perdas consecutivas de gravidez no segundo trimestre ou partos prematuros extremos (<28 semanas), associados a nenhum ou mínimos sintomas leves
- Dilatação cervical indolor e membranas fetais proeminentes no segundo trimestre da gravidez
- Rotura prematura de membranas pré-termo
- Trabalho de parto rápido e espontâneo de feto pré-viável
- Contrações uterinas raras ou ausentes
Também pode ocorrer em situações sem história de perda fetal anterior e, nestes casos, o diagnóstico é baseado numa combinação de:
- Apresentação clínica e exame físico - dilatação cervical avançada e indolor no segundo trimestre
- Achados ecográficos - embora o diagnóstico seja maioritariamente clínico, a avaliação ecográfica do comprimento do colo uterino pode ser útil
Tratamento
A Cerclage cervical é um procedimento cirúrgico, no qual é colocado um ponto no colo uterino. É a base do tratamento e deve ser considerada nas seguintes situações
- História de perda de gravidez no segundo trimestre com dilatação cervical indolor
- Colocação prévia de Cerclage por incompetência cervical
- História de parto pré-termo extremo rápido e espontâneo e um colo curto no inicio do segundo trimestre
- Dilatação cervical indolor no exame físico no segundo trimestre
Embora a Cerclage cervical seja o foco do tratamento, vários estudos apoiam o uso de suplementação de progesterona em mulheres com risco de parto prematuro. Alterações de estilo de vida, como restrição de atividades e repouso no leito, não se mostraram eficazes.
Prevenção
Não é possível prevenir o desenvolvimento da incompetência cervico-ístmica. No entanto, o diagnóstico e tratamento precoces, são fundamentais na prevenção de complicações desta situação.