O que é?

A mordida aberta é um tipo de má oclusão caracterizada pelo desalinhamento e ausência de contacto entre as arcadas dentárias superior e inferior quando ocorre o encerramento bucal.

A má oclusão da mordida aberta é um dos problemas ortodônticos mais desafiadores. A sua prevalência varia de 1,5% a 11% de acordo com a sua idade cronológica e dentária. É um tipo de maloclusão de causa multifactorial e a sua abordagem não se limita a um estrito tratamento mecânico. No base desta condição estão alterações musculares, ósseas e dentárias associadas a hábitos errados.

Sintomas

A característica principal desta condição é a alteração do alinhamento dentário condicionado pela projeção anterior dos dentes incisivos superiores e inferiores associado à impossibilidade de encerramento do espaço entre ambas as arcadas quando se fecha a boca.

Causas

A mordida aberta é causada principalmente por quatro fatores:

  • Chupar o polegar ou a chucha, criando forças de tensão que provocam desalinhamento dos dentes
  • Falar ou engolir, empurrando a língua entre os dentes anteriores superiores e inferiores  
  • Distúrbios da articulação temporomandibular que podem causar dor crónica na mandíbula
  • Alteração do esqueleto facial que é resultado do crescimento não simultâneo dos maxilares superior e inferior. Este fator é geralmente influenciado pela genética 

Diagnóstico

O diagnóstico da mordida aberta baseia-se na avaliação dos maxilares e arcadas dentárias superior e inferior, observação da dinâmica de abertura e encerramento bucal e na inspeção da cavidade oral. A avaliação envolve:

  • História clínica e odontológica completa
  • Exame clínico da cavidade oral e esqueleto facial
  • Radiografias dos dentes e da mandíbula
  • Estudo do alinhamento dentário feito com moldes

Tratamento

Como muitos tratamentos estão disponíveis, cabe ao especialista recomendar a terapêutica específica tendo em consideração a idade e a presença ou não de dentes de leite. Os métodos incluem:

  • Modificação comportamental
  • Tratamento mecânico, como aparelho ou Invisalign
  • Cirurgia

Quando a mordida aberta ocorre em crianças que ainda têm a maioria dos dentes de leite, ela pode resolver-se por si só com a cessação dos fatores causais como o uso prolongado de chucha e a sucção digital.

Se ocorre quando os dentes definitivos estão a substituir os dentes de leite, mas o processo ainda não está concluído, a modificação do comportamento pode ser o melhor recurso. Implica terapia para corrigir a pressão da língua sobre a mandíbula.
Se os dentes adultos estão a crescer no mesmo padrão de mordida aberta que os dentes de leite, a colocação de dispositivos personalizados de ortodôncia pode estar indicado.

Para pessoas com dentes adultos totalmente crescidos, uma combinação de aparelhos e modificação de comportamento é frequentemente sugerida. Em casos graves, pode ser recomendada a cirurgia da mandíbula para a reposicionar.
Outros tratamentos incluem o uso de um aparelho especial para limitar a capacidade da língua empurrar os dentes da frente e o uso de uma proteção que aplica tensão para pressionar os maxilares a realinharem-se na posição correta.

Prevenção

Algumas causas que originam a mordida aberta podem ser prevenidas como é o caso de evitar chupar o polegar ou a chupeta; e falar ou engolir empurrando a língua entre os dentes anteriores superiores e inferiores.

Fontes:

Healthline

Medical News Today

Open Access Text, Open bite malocclusion: Analysis of the underlying components