O que é?

Mordida cruzada anterior é definida como uma má oclusão resultante da retro-inclinação posterior (no sentido lingual) dos dentes incisivos superiores em relação aos dentes incisivos inferiores que se encontram verticais. Pode ter um componente muscular e esquelético. Diferentes técnicas têm sido usadas para a corrigir.

Sintomas

Os pacientes com mordida cruzada anterior apresentam alterações da oclusão resultantes do mau alinhamento dentário superior vs inferior. Originalmente pode ser de causa dental ou esquelética, sendo esta a mais frequente (ex: prognatismo mandibular ou alterações de desenvolvimento do andar médio da face).

Causas

Existem diversas causas de mordida aberta:

  • Genética
  • Atraso na mudança da dentição ou erupção anormal dos dentes definitivos
  • Sucção prolongada do polegar ou de chucha
  • Anomalias da dinâmica de deglutiçã

Diagnóstico

O diagnóstico da mordida cruzada passa pela avaliação das alterações de alinhamento maxilar e dentário feita por um especialista em saúde oral e dentária.

Tratamento

Dependendo das alterações diagnosticadas, vários métodos de tratamento estão disponíveis para corrigir a mordida cruzada dentária anterior. Os mais frequentes são o expansor fixo ou amovível do palato associado a dispositivos de alinhamento dentário.

Prevenção

Na sequência das causas da mordida cruzada a prevenção passa essencialmente pela modificação dos hábitos de sucção dos dedos ou chucha, assim como pela alteração do hábito de projetar a língua contra os dentes durante a deglutição.

Fontes:

American Association of Orthodontists

US National Library of Medicine, National Institutes of Health