Rejuvenescimento da pele com laser de CO2
O que é?
O resurfacing com laser de CO2 fracionado é uma técnica utilizada para o rejuvenescimento da pele.
Eficácia garantida em:
- tratamento de rugas superficiais/médias
- tratamento de manchas faciais
- correção de cicatrizes de acne
- tratamento de outras cicatrizes e de estrias
Procedimento
O laser de CO2 causa o rápido aumento de temperatura dos tecidos destruindo a epiderme (corrigindo as imperfeições superficiais), e induzindo a remodelação do colagéneo na derme (com consequente melhoria das rugas e da flacidez cutânea). O facto de ser fracionado permite obter estes efeitos na pele mantendo “ilhas” micrométricas de epiderme e derme íntegras entre as áreas tratadas.
Este avanço tecnológico possibilita uma recuperação completa extremamente rápida após o tratamento (3-4 dias) sem comprometer a sua eficácia. Como exemplo, o resurfacing com laser de CO2 fracionado permite resultados comparáveis aos de um peeling médio com TCA ou ácido glicólico, com tempos de recuperação cerca de três vezes inferiores.
A análise dos estudos mais recentes sugere que a realização periódica de resurfacing com laser de CO2 fracionado, associado a outros cuidados como a proteção solar, permitirá prevenir o envelhecimento evitando a longo prazo a necessidade de recorrer a técnicas cirúrgicas como o lifting facial.
O resurfacing com laser de CO2 fracionado é um procedimento pouco doloroso, sendo realizado com anestesia local.
Pós-tratamento
No pós tratamento imediato (3-4 dias) pode ocorrer dor moderada, inchaço, erosões e crostas, que podem ser minoradas com medicação.
A hiperpigmentação acastanhada transitória e a vermelhidão persistente (até 2-3 meses) são complicações menos frequentes.
As infeções e as cicatrizes são complicações raras.
Para evitar as complicações referidas, o resurfacing com laser de CO2 fracionado deve ser efectuado durante o Inverno e devem ser sempre seguidas as recomendações médicas (profilaxia de infeções com antibióticos tópicos e antivíricos orais, proteção solar, entre outras).
Vantagens
Existem outras técnicas que permitem obter a melhoria da textura da pele e/ou remodelação de colagéneo na derme superficial, isoladamente ou em simultâneo. No entanto, a sua maioria não possibilita um efeito igualmente imediato e evidente como o observado com o resurfacing com laser de CO2 fracionado, associado a uma recuperação relativamente rápida.