Simpaticectomia torácica superior bilateral
Cirurgia de 30 minutos acaba com transpiração excessiva e o rubor facial
A simpaticectomia torácica é o único tratamento definitivo para a hiperidrose, uma doença que consiste num aumento exagerado e desnecessário da transpiração e que afeta as mãos, pés e axilas. Estima-se que cerca de um e meio (1,5%) por cento da população sofre desta doença em Portugal.
Muitos dos doentes sofrem também de rubor facial patológico, que é caracterizado pelo aparecimento incontrolado e involuntário do rubor facial, descrito pelos doentes como uma explosão de calor, com impacto negativo na sua atividade profissional e relações sociais.
O tratamento definitivo para a hiperidrose e o rubor facial é realizado através de uma simpaticectomia torácica superior bilateral, uma cirurgia simples realizada por videotoracoscopia, de forma minimamente invasiva, com uma única incisão inferior a 1 cm por baixo da axila, com a ablação do nervo simpático nos casos de hiperhidrose e com a nova técnica para o tratamento do rubor facial, Endoscopic Thoracic Sympathectomy by Clamping (ETS-C), em que é aplicado um clip de titânio no nervo simpático.
A cirurgia é realizada no bloco operatório sob anestesia geral, tem uma duração inferior a 30 minutos e o doente pode voltar à sua atividade diária e profissional ao fim de dois ou três dias.