Termoablação percutânea de nódulos da tiroide

O que é o Nódulo Tiroideu

A patologia nodular da tiroide é extremamente frequente na população mundial, estimando-se que esteja presente em cerca de 75% da população adulta, sendo mais prevalente no sexo feminino. Aproximadamente 5% dos nódulos têm um crescimento tão significativo que são detetados à palpação.

 

Como é feito o diagnóstico?

A avaliação ecográfica determina quais os nódulos com indicação para realização de biópsia com base na estratificação do risco e seu tamanho, sendo que menos de 5% são malignos. A larga maioria dos nódulos é assim de etiologia benigna e não causa sintomas.  Existe, no entanto, um número não desprezível de nódulos que pela sua localização e/ou crescimento causam sintomas, sejam compressivos (sobretudo dificuldade em engolir, sensação de corpo estranho e rouquidão) ou estéticos (“papo no pescoço”).  

 

Que tratamentos existem?

Tratamento Convencional

No caso de nódulos benignos sintomáticos, o tratamento convencional é a cirurgia (tireoidectomia total ou hemitiroidectomia). Com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas estes procedimentos têm-se tornados menos invasivos, no entanto necessitam de Internamento, anestesia geral, não são isentos de complicações, deixam cicatriz e em grande parte dos casos exigem que o doente passe a tomar medicação para substituir a função tiroideia.

 

Termoablação Percutânea

Foi desenvolvida uma técnica minimamente invasiva, a Termoablação Percutânea, que permite tratar estes nódulos. Neste tratamento, com recurso a controlo ecográfico, é colocada através da pele, uma antena de termoablação (“agulha especial”) que irá tratar a lesão recorrendo a métodos térmicos como micro-ondas (“queimar” a lesão), condicionando significativa redução do seu volume. Com o uso da Termoablação prevê-se uma redução do volume em mais de 50% até aos 6 meses e que pode ser inclusive próxima dos 80% aos 12-24 meses.

 

Trata-se de um procedimento realizado em ambulatório que demora cerca de 30 minutos. Não necessita de anestesia geral ficando a pessoa acordada, mas é fornecida medicação de modo a que seja praticamente indolor. Cerca de 1h após o procedimento o doente pode ter alta para o domicílio, sem restrições significativas, podendo voltar à vida ativa no dia seguinte.

 

Quais as principais vantagens da Termoablação Percutânea?

As principais vantagens são:

  • Melhora, ou resolve na totalidade, os sintomas estéticos e compressivos 
  • Não causa hipotiroidismo (não necessita de medicação posterior)
  • Não deixa cicatriz valorizável 
  • Técnica realizada em ambulatório (sem internamento) com anestesia local 
  • Alta, para o domicílio, pouco tempo após o procedimento; pode retomar a vida normal a seguir à intervenção.
  • Taxa de complicações muito inferiores às da cirurgia.

 

Critérios para tratamento com Termoablação Percutânea

  • Nódulo benigno único ou dominante que cause sintomas estéticos (nódulo visível ou palpável externamente) 
  • Nódulo benigno único ou dominante que cause sintomas compressivos (dificuldade em engolir, alteração na voz ou sensação de corpo estranho) 
  • Nódulo benigno comprovadamente em crescimento progressivo (evicção de futuros sintomas)

 

Onde posso realizar este procedimento na rede CUF?

Este procedimento está disponível nos Hospitais CUF Tejo, Porto, Santarém e Trindade.

Se tiver dúvidas quanto a este procedimento ou achar que o seu caso se adequa a este tratamento poderá falar com o seu médico ou, em alternativa, marcar consulta de Radiologia de Intervenção nos Hospitais da rede CUF que realizam esta técnica.

 

Doenças relacionadas