Trabeculoplastia Seletiva Laser (SLT)
O que é a Trabeculoplastia Seletiva Laser (SLT)?
O tratamento por Trabeculoplastia Seletiva Laser (SLT) é um procedimento minimamente invasivo que reduz a pressão intraocular (PIO) em pacientes com glaucoma de ângulo aberto. É uma opção eficaz e segura para o tratamento deste tipo de patologia, podendo ser considerada como uma terapia inicial ou complementar para pessoas que precisem de controlar a sua pressão intraocular.
Como funciona?
O Laser atua no trabéculo – local onde ocorre a drenagem do líquido interno do olho designado humor aquoso) - melhorando a drenagem desse líquido sem causar danos térmicos irreversíveis. A redução da pressão intraocular (PIO) ocorre gradualmente, atingindo o efeito máximo por volta das 4 a 6 semanas.
Indicações
Este tratamento está indicado nas seguintes situações:
- glaucoma primário de ângulo aberto (como tratamento inicial ou complementar a gotas);
- glaucoma pseudoesfoliativo e pigmentar;
- ocorrência de uma falha no tratamento (colírios) antes da cirurgia, durante a sua preparação.
Vantagens
- Redução média da PIO de 20 a 30%;
- Procedimento realizado em ambulatório;
- Indolor;
- Pode ser repetido, embora com menor eficácia nas sessões subsequentes.
Advertências
Não obstante os benefícios, o tratamento por Trabeculoplastia Seletiva Laser (SLT) pode ter alguns efeitos adversos, que se tentam prevenir com medicação pré e pós laser, como a elevação transitória da pressão intraocular e inflamação ligeira (tratada com anti-inflamatórios). Este tratamento pode não dar uma resposta suficiente ao problema e ser necessário outro tipo de tratamento complementar.