O que é?

São uma infeção da pele causada pelo Vírus do Papiloma Humano. O vírus penetra na pele através de lesões prévias e desenvolve-se formando uma lesão benigna característica na forma de uma protuberância áspera na sua superfície. 

São uma infeção viral comum que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade.

Sintomas

Na pele formam-se pequenas calosidades que crescem lentamente, notando-se no seu centro pequenos pontos negros. Por vezes tornam-se salientes e a superfície é parecida com uma couve-flor. As verrugas podem aparecer em qualquer local, mas são mais frequentes nas mãos e nos pés.

Causas

Acontece habitualmente em ambientes húmidos como piscinas ou balneários, em que a humidade amolece a pele e facilita a penetração do vírus. Não têm gravidade, mas quando se localizam nas plantas dos pés podem causar dor e consequentes alterações da marcha e da postura, pelo que não devem ser negligenciadas.

Diagnóstico

O diagnóstico baseia-se no exame da pele e da verruga, tendo em consideração outros sintomas que o paciente possa ter.

Tratamento

O tratamento é feito com queratolíticos, substâncias corrosivas que destroem a queratina que constitui as verrugas. O produto é aplicado diariamente. À medida que as peles mortas se vão formando à superfície, devem ser raspadas até à cura da verruga, o que pode levar semanas. Se não se conseguir eliminá-las deste modo, é necessário usar métodos cirúrgicos para a sua remoção, sob anestesia local.

Prevenção

Não há maneira infalível de evitar verrugas, no entanto deve-se evitar o risco de contaminação a partir de outras fontes infetadas:

  • Usar chinelos ou sandálias em vestiários, piscinas ou chuveiros públicos
  • Não tocar numa verruga de outra pessoa
  • Não arranhar uma verruga
  • Não fazer a barba por cima de uma verruga
  • Manter roupas e toalhas, longe de outras pessoas em casa, evitando que possam entrar em contato com a verruga
Fontes:

Cleveland Clinic

Doenças relacionadas