Cuidados de saúde ainda mais presentes
Consciente da necessidade de acompanhar as mudanças na sociedade e firme na convicção de que os cuidados de saúde se querem cada vez mais próximos, convenientes e flexíveis, a CUF tem vindo a reforçar a sua abrangência estando ainda mais presente, onde, quando e como as pessoas necessitam, com qualidade e diferenciação.
Em apenas dois anos, o modo como a sociedade interage com os diferentes serviços sofreu profundas alterações. Os sucessivos confinamentos provocados pela pandemia naturalizaram o teletrabalho e o recurso a instituições a partir de casa, levando as famílias a valorizarem cada vez mais os serviços que atuam onde, quando e como são necessários. Este novo modo de funcionar originou uma nova realidade à qual a CUF não ficou indiferente.
Consciente das exigências trazidas pelos novos tempos, a CUF reforçou a sua abrangência, partindo da sua rede de unidades para uma resposta alargada, seja através de ferramentas digitais ou de novas formas de prestação de cuidados de proximidade. Em simultâneo, não descura a excelência no acompanhamento presencial ou a diversificação da oferta de cuidados integrados, cada vez mais adaptados às necessidades individuais de cada doente. Com este modelo de cuidados, a CUF está presente em todas as etapas da vida, onde e quando as pessoas precisam.
Do reforço dos Cuidados Domiciliários à criação de novas valências como a Hospitalização Domiciliária, a Teleconsulta ou o Avaliador de Sintomas, a CUF foi ao encontro das necessidades de saúde das pessoas, tal como acontece há quase oito décadas. Uma maior aposta no acompanhamento à distância resultou, paradoxalmente, numa proximidade cada vez maior com os doentes e em cuidados mais seguros e eficazes. E, como o contacto presencial não é negligenciado, deu-se origem a um modelo híbrido onde a diferenciação clínica, a articulação de todos os serviços em rede e a personalização dos cuidados continuam a ser traços diferenciadores da CUF