Entrevista Rui Diniz

“Há uma expectativa muito positiva para o futuro"

Assumiu a presidência executiva da CUF em janeiro de 2021, mas desde 2015 que era Vice-presidente e, desde 2010, Administrador. Tem, por isso, um conhecimento profundo da vida da empresa.

 

Que balanço faz de 2020, ano em que a CUF celebrou 75 anos de existência mas também no qual fomos afetados por uma pandemia de cariz global?

O ano de 2020 foi, em primeiro lugar, de enormes desafios para a CUF enquanto instituição, bem como para cada um dos seus colaboradores. Globalmente, a CUF saiu reforçada porque, apesar de termos tido resultados económicos negativos, tivemos um impacto muito positivo em várias outras dimensões e respondemos de forma clara à pandemia. Estivemos ao serviço dos nossos doentes e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no que nos foi solicitado. Mantivemos, além disso, a nossa capacidade de resposta de forma muito clara aos doentes COVID-19, mas também em todas as outras patologias. Mantivemos as portas abertas ao longo de todo o ano de modo a responder aos nossos doentes em tudo o que ia além da COVID-19. Em paralelo, fizemos um esforço enorme para mitigar o impacto económico da pandemia, que foi muito relevante quer na CUF, quer nas nossas pessoas. Não tivemos ninguém em layo! em nenhum momento e procurámos garantir as condições económicas de todos os que aqui trabalham. Esse domínio da resposta à pandemia foi também um desafio importante. Celebrámos 75 anos, mas essas mais de sete décadas demonstram uma enorme vitalidade. Em 2020 abrimos o Hospital CUF Tejo, que veio substituir o nosso primeiro hospital, o Hospital CUF Infante Santo. Abrimos ainda a segunda fase do Hospital CUF Sintra e expandimos o Hospital CUF Torres Vedras. Foi, por isso, um ano em que, ao mesmo tempo que dávamos resposta à pandemia, demonstrámos muita vitalidade na concretização dos planos de crescimento e expansão que temos vindo a preparar desde há muito tempo. É por isso que, globalmente e em síntese, podemos dizer que 2020 foi um ano em que a CUF saiu reforçada na vivência dos seus valores, com uma coesão e um espírito de serviço e organização muito evidentes, numa cada vez maior proximidade aos nossos clientes. Todos estes elementos geram uma expectativa muito positiva para o futuro.

 

Quando a pandemia da COVID-19 entrou nas nossas vidas, como estruturou a CUF a sua atuação para fazer face a esta nova realidade?

Por atuarmos no setor da saúde, estivemos desde cedo muito atentos ao desenvolvimento desta questão, mesmo a nível internacional. O nosso primeiro documento sobre a pandemia é uma instrução da Direção da Qualidade e Segurança que data de janeiro de 2020. A partir do início de março, estruturámos um gabinete de crise, algo que está documentado nas nossas práticas e políticas para determinadas situações. Implementámos um conjunto alargado e multidisciplinar de valências e unidades, o que estabeleceu desde logo o conjunto de princípios que considerámos basilares na nossa atuação: garantir a segurança dos nossos colaboradores; garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes, na patologia COVID-19 e não COVID-19; e estar à disposição do SNS para o que nos fosse solicitado. Aliás, mesmo antes de nos ter sido pedido auxílio, já estávamos preparados para essa eventualidade. Foi muito importante definirmos as nossas pedras basilares em termos de atuação, de modo a que, sempre que fosse necessário tomar decisões mais complexas, em momentos de maior stresse, pudéssemos manter-nos alinhados com o que anteriormente havíamos definido como atuações prioritárias.

 

De que forma a pandemia alterou as prioridades estratégicas da CUF defnidas para 2020 e a estratégia para os próximos anos?

A pandemia alterou o ritmo: se umas vezes atrasou o caminho traçado, também o acelerou em alguns momentos, até pela natureza dos desafios apresentados, que levou ao desenvolvimento de tendências que já estavam presentes nos cuidados de saúde – e na nossa vida, de uma forma geral. A pandemia trouxe consigo um acelerar da inovação, nomeadamente na área digital, da qual a teleconsulta é a faceta mais visível, mas não a única. A digitalização permite-nos dar uma resposta mais rápida e eficiente aos nossos clientes, onde quer que estejam, e se essa foi uma nota muito importante durante todo este tempo, continuará a sê-lo no futuro. Como refere, a pandemia acabou por acelerar a transformação digital das empresas ao nível global. Estaremos a assistir à emergência de um novo paradigma na prestação de cuidados de saúde? Não é tanto um novo paradigma, mas a continuação de uma tendência que já se verificava. É uma maior preocupação com a saúde, de uma forma mais holística, uma maior amplitude nos cuidados de saúde, não só do ponto de vista das pessoas mas também dos prestadores, que são cada vez mais abrangentes. Há um cuidado maior na prevenção, na prática de estilos de vida mais saudáveis, na atenção à alimentação e ao exercício físico. Mas não só, porque há depois uma preocupação em seguir o cliente também no pós-doença. Isso acontece de forma muito clara com os doentes COVID-19, em que há uma necessidade de acompanhar a sua recuperação, mas em todas as nossas valências existe essa capacidade de fazer o seguimento.

 

A digitalização dos cuidados de saúde pode aproximar os doentes das instituições de saúde ao eliminar as barreiras físicas, mas, nesta perspetiva, será possível continuar a assegurar cuidados de saúde humanizados? Ou a tecnologia poderá substituí-los?

A digitalização vem reforçar a prática de cuidados de saúde mais globais, nos quais se olha para o paciente como um todo. Funciona como um reforço da prática clínica, colocando-se ao serviço dos doentes e não substituindo o cuidado humanizado. Vem ao encontro de tendências importantes nos cuidados de saúde: maior amplitude nos cuidados, prestação mais abrangente e gestão cooperativa, em rede. Um bom exemplo de como a tecnologia trabalha para essa humanização foi observado durante a pandemia: foram disponibilizados tablets para que os doentes pudessem contactar as famílias, de modo a garantir essa tão importante vertente do apoio familiar, mesmo que à distância. Outro exemplo é o da já referida gestão em rede, que permite que os nossos clientes possam ser seguidos em qualquer uma das unidades de saúde CUF, sempre acompanhados pelo seu processo e com um conhecimento profundo do seu percurso clínico, de forma a garantir um tratamento de maior qualidade.

 

Além da digitalização, que outras tendências antevê para o futuro da prestação de cuidados de saúde? E em quais se irá focar a CUF?

A aposta tecnológica de que falámos é um espelho da forma como a CUF entende os seus cuidados de saúde e de como aposta em práticas diferenciadas e integradas, nomeadamente nas doenças crónicas. A diabetes, a saúde mental e a oncologia são áreas às quais estamos a dar a maior atenção, e assim continuaremos – somos, aliás, o sexto maior diagnosticador de cancro em Portugal e o maior no setor privado. Esta medicina com vista às doenças do futuro, que também incluem as doenças cardiovasculares e as neurociências, implica o investimento em tecnologia de ponta capaz de assegurar cuidados cada vez mais precisos e seguros, com uma abordagem centrada na prevenção e com recurso aos mais avançados meios diagnósticos e cirúrgicos.

 

A propósito de futuro, como projeta o da CUF? Numa altura em que tanto se fala da importância de as empresas terem um propósito e numa instituição que tem na sua génese a responsabilidade social, de que forma a CUF poderá continuar a criar valor para a sociedade?

Projetamos o futuro da CUF a partir dos nossos ativos. São eles as nossas forças. Destaco três ativos muito importantes. O primeiro será o talento reunido entre todos os extraordinários colaboradores que compõem as nossas equipas. A CUF tem hoje mais de 4000 médicos, mais de 2000 enfermeiros, gestores experientes, técnicos, administrativos, auxiliares, entre muitas outras categorias profissionais. A nossa pool de talento é o nosso principal ativo. Por outro lado, também a gestão em rede é a nossa marca, conjugando o melhor de unidades individuais muito fortes com uma marca respeitada, reconhecida e associada a qualidade em todas as frentes. A tecnologia é o terceiro ativo que destaco. Tem sido alvo de grandes investimentos, nomeadamente em dados e sistemas de informação que facilitam as tomadas de decisão clínicas mas também a relação com o cliente, que reconhece o acompanhamento em todo o processo. É com estes três ativos conjugados que perspetivamos o futuro, de forma a aprofundarmos a posição da CUF como prestador de referência nos cuidados de saúde, com um foco claro na diferenciação do nosso corpo clínico, na qualidade dos nossos processos e na segurança em toda a linha de tratamento. Além disso, temos a ligação à academia, nomeadamente com a NOVA Medical School, numa aposta clara na relação entre o ensino e a prática clínica. Queremos ser capazes de continuar a responder às questões mais complexas sem deixar de estar perto da população. Queremos ser a instituição na qual as pessoas podem confiar, ao oferecermos cuidados de saúde essenciais, ajudando igualmente na gestão da sua saúde. É assim que pensamos criar valor para a sociedade: tornando a nossa presença cada vez mais forte junto da comunidade. Somos membros de conselhos comunitários de apoio social e trabalhamos com as instituições locais de forma a contribuir para programas ao nível local e criar um impacto positivo, com valor efetivo, na comunidade.

 

Rui Diniz

UMA MENSAGEM AOS COLABORADORES DA CUF

De acordo com Rui Diniz, nenhuma palavra define melhor os profissionais da CUF no último ano do que “superação”. O Presidente da Comissão Executiva da CUF explica que, particularmente no período de pandemia, tão exigente para as instituições de saúde, “todos os colaboradores demonstraram uma disponibilidade muito clara e, sem eles, não teria sido possível dar a resposta concertada que a CUF efetivamente deu”. Rui Diniz acrescenta: “Nunca é demais reconhecer e agradecer o trabalho que foi feito por todos, num esforço que foi conjunto, mas com um foco merecido a quem trabalhou na linha da frente. Foi a união e a organização concertada que permitiram prestar este serviço.” E dá um exemplo: “Lembro os colaboradores responsáveis pela limpeza, que tiveram um papel decisivo numa altura em que os níveis de higienização e desinfeção eram temas determinantes”, destacando ainda “o espírito de entreajuda que esteve sempre presente e que deixou clara a grande proximidade das pessoas aos nossos valores, em servir os nossos doentes, indo ao encontro da expectativa dos clientes e fazendo jus à confiança depositada em nós.” O Presidente da Comissão Executiva da CUF garante que, ao longo dos últimos 18 meses, houve a preocupação de comunicar regularmente também com as famílias dos colaboradores, que demonstraram orgulho no trabalho que estava a ser feito: “Ficou claro que esta é uma vertente à qual queremos dar ainda mais enfoque no futuro. Estamos, por isso, a trabalhar num programa reforçado de conciliação e equilíbrio da vida familiar e profissional, como parte do nosso compromisso para um melhor futuro para todos.”

Publicado a 11/06/2021