Precaução sobre duas rodas

A pandemia da COVID-19 fez disparar a procura por bicicletas um pouco por todo o mundo. O desejo de evitar os transportes públicos nos momentos diários de mobilidade, bem como a vontade de manter a atividade física durante o período de confinamento, fizeram com que muitas pessoas se tornassem “ciclistas amadores”. E até a Organização Mundial de Saúde chegou a recomendar a utilização de bicicletas, sempre que possível, em detrimento de outros transportes. Não obstante, seja para pequenos passeios, para as comutas diárias ou para treinos mais intensos, a praticabilidade deste meio de transporte não deve levar ao descuido no que diz respeito à segurança. A utilização inadequada da bicicleta e o desconhecimento dos riscos que lhe estão associados poderão originar consequências graves para a sua saúde, incluindo quedas e lesões. Saiba como as evitar.

 

Garanta que a bicicleta está adaptada a si

Guiador

  • Deve assegurar-se de que o guiador é confortável na zona de apoio das mãos.
  • Garanta que não existem problemas de fixação do guiador. Se este se soltar durante a utilização, pode arriscar-se a uma queda.

 

Selim

  • Opte por um selim confortável, que alivie a pressão na zona de apoio.
  • Ajuste a altura do selim. A distância do selim ao pedal deve permitir apenas uma ligeira flexão do joelho quando o pedal está na posição mais baixa.
  • Escolha a posição do selim e o seu avanço, de modo a evitar lesões pela fricção da rótula. Regra essencial do ciclismo: a bicicleta deve estar totalmente adaptada ao ciclista que a conduz. Para isso, deve ter em atenção alguns detalhes.
Publicado a 03/12/2020
Tags
bibicleta
desporto