Unidade de Insuficiência Cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma doença crónica na qual o coração é incapaz de bombear o sangue de forma eficaz para suprir as necessidades do organismo. Ocorre quando o músculo cardíaco sofre algum tipo de agressão (por exemplo um enfarte do miocárdio).
A insuficiência cardíaca pode ser classificada em dois tipos: Insuficiência cardíaca sistólica (ou insuficiência cardíaca com fração de ejecção reduzida) e insuficiência cardíaca diastólica (também conhecida como insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada).
Os sintomas de insuficiência cardíaca podem variar mas frequentemente incluem falta de ar, fadiga, inchaço nas pernas, tornozelos ou abdómen (edema), batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tosse sobretudo com o esforço ou posição de decúbito e intolerância ao esforço físico. Se não for tratada a insuficiência cardíaca pode levar a complicações graves e impactar significativamente na qualidade de vida.
O tratamento da insuficiência cardíaca geralmente envolve a alteração do estilo de vida, a conjugação de diversos tipos de medicamentos para melhorar a função cardíaca e aliviar sintomas e em casos selecionados a implantação de dispositivos como um pacemaker ou cardiodesfibrilhador ou até intervenções cirúrgicas específicas.
As pessoas a quem tenha sido diagnosticado insuficiência cardíaca, é importante iniciarem terapêutica o mais precocemente possível para impedir a progressão da doença. É também importante serem acompanhados por equipe uma diferenciada que desenvolva plano de tratamento personalizado e monitorização da evolução da doença no sentido de otimizar qualidade de vida e reduzir risco de complicações.
A Unidade de Insuficiência Cardíaca da CUF abrange todo o espectro de doentes com Insuficiência Cardíaca desde a fase pré-clínica até à Insuficiência Cardíaca Avançada e inclui doentes com fração de ejeção reduzida e preservada. A Unidade tem uma componente ambulatória que se baseia numa Consulta diferenciada de Insuficiência Cardíaca e Hospital de Dia e uma vertente de internamento para doentes com Insuficiência Cardíaca agudizada que necessitem de fazer tratamentos mais prolongados e complexos.
Os doentes são avaliados por uma equipa de especialistas, multidisciplinar, que define o seu plano terapêutico individualizado. O percurso clínico segue as mais recentes recomendações das sociedades científicas internacionais e nacionais, como a Sociedade Europeia de Cardiologia e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Caso suspeite ter insuficiência cardíaca, ou já lhe tenha sido atribuído esse diagnóstico, deve marcar uma Consulta de Cardiologia com a nossa equipa especializada.
- Consulta de Insuficiência Cardíaca com avaliação diagnóstica inicial e orientação terapêutica
- Consulta de Insuficiência Cardíaca subsequente para follow up e ajuste terapêutico
- Avaliação diagnóstica não-invasiva (imagem e funcional) e invasiva (hemodinâmica)
- Ecocardiograma trans-torácico e se necessário trans-esofágico
- Prova de Esforço/ Prova de Esforço Cardio-Pulmonar/HOLTER
- Angio-TAC Coronária
- Ressonância Magnética Cardíaca
- Implantação de dispositivos (CRT-P; CRT-D; CDI) em colaboração com o setor de Pacing
- Estudos eletrofisiológicos e ablação de FA e TV (em colaboração com setor de Pacing)
- Monitorização de sinais vitais bem como colheita de análises em Hospital de Dia
- Intervenção terapêutica em Hospital de Dia (segundo protocolos definidos)
- Cardioversão elétrica em Hospital de Dia
- Consulta de Enfermagem com educação e orientação do doente no sentido de saber viver melhor com a doença, prevenindo descompensações
- Consulta de Nutrição dirigida ao doente com Insuficiência Cardíaca
- Consulta de Psicologia dirigida ao doente com Insuficiência Cardíaca
- Internamento em cama monitorizada para terapêutica vasoactiva em doentes com Insuficiência Cardíaca Agudizada