A consulta de Insuficiência Cardíaca está direcionada para pessoas que têm sintomas e que sofrem de insuficiência cardíaca. Na consulta é feito o diagnóstico e a indicação de tratamento adequado à fase da doença. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o seu tratamento, menor o risco de evolução da doença.
Com evolução dos tratamentos desta doença, hoje em dia é possível ter uma vida ativa e com menor repercussão possível na qualidade de vida, mesmo que a a doença já esteja numa fase mais avançada.
- Cansaço aos esforços.
- Falta de ar.
- Edema nos pés e/ou das pernas.
Estes são apenas alguns dos sintomas e sinais que uma pessoa com Insuficiência Cardíaca pode manifestar. A doença pode evoluir rapidamente, com redução na sua qualidade de vida, necessidade de internamentos hospitalares e até morte.
Um estudo recente português mostrou que 16,5% das pessoas com mais de 50 anos de idade sofrem de Insuficiência Cardíaca em Portugal, demonstrando a elevada prevalência desta doença na nossa população. Infelizmente, ainda existe uma grande falta de informação sobre Insuficiência Cardíaca em Portugal e poucos sabem que o prognóstico relacionado com fases mais avançadas de Insuficiência Cardíaca é apenas comparável com outras doenças muito agressivas, como alguns tipos avançados de cancro.
Por outro lado, é igualmente desconhecido que, atualmente, existem terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas) para tratar esta doença, fazendo com que a maioria destas pessoas vivam mais tempo e com maior qualidade de vida.