Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento
A Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento tem como principal objetivo diagnosticar, tratar e gerir a Doença de Parkinson e comorbilidades, desde o diagnóstico inicial até à fase mais avançada da doença, com uma medicina e cuidados centrados no doente e sua família. A nossa missão é proporcionar um acompanhamento ao longo de toda a evolução da doença, com um ajuste farmacológico contínuo, complementado com treino de fisioterapia e reabilitação cognitiva. Os doentes são avaliados por uma equipa de especialistas, multidisciplinar (neurologista, neurocirurgião, psiquiatra, neuropsicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro), que define o seu plano terapêutico individualizado.
A Unidade também disponibiliza tratamento para as fases mais avançadas da doença que se mostram resistentes à terapia farmacológica, por meio da realização da Cirurgia de Parkinson e da administração contínua de Apomorfina subcutânea.
Para além da Doença de Parkinson, a Unidade também abrange o diagnóstico, tratamento e gestão de outras doenças do Movimento, como o Tremor, a Distonia, parkinsonismos atípicos e outros movimentos involuntários.
A Unidade tem uma componente ambulatória que se baseia numa Consulta diferenciada de Doença de Parkinson, numa consulta de Doenças do Movimento e numa consulta de Terapias avançadas (Cirurgia de Parkinson e Apomorfina subcutânea). Tem também a vertente de Hospital de Dia e internamento para doentes com necessidade de ajuste terapêutico mais complexo.