Ambientes como o Serviço de Urgência, Unidades de Cuidados Intensivos, Bloco Operatório, Sala de Partos e até mesmo a Enfermaria, são classificados como organizações de alta complexidade e de risco potencial para a ocorrência de eventos adversos sérios.

 

No intuito de minimizar estes eventos, a simulação tem vindo a afirmar-se como instrumento capaz de colmatar as limitações da aprendizagem e treino tradicionais. A utilização de modelos e ambientes simulados permite o treino em condições muito próximas da realidade e assegura a possibilidade de cometer erros, fazer análise crítica dos mesmos, e preveni-los ou corrigi-los em situações reais.

 

Os benefícios da aprendizagem com recurso à simulação têm sido bem documentados, tanto na aquisição de conhecimento e desempenho técnico individual como na estruturação e treino de equipas multidisciplinares, tornando-as aptas e preparadas para situações raras, graves e inesperadas (CRM – Crisis Resource Management).

 

O Centro de Simulação da CUF Academic Center trabalha em relação direta com o Departamento de Qualidade e Segurança do Doente de forma a identificar situações de risco, previnir o erro clínico, analisar acidentes e responder às necessidades formativas geradas por cada uma destas ações.