Psico-oncologia: aconselhamento e apoio emocional
A suspeita ou confirmação de cancro tem um impacto significativo na vida da pessoa que se confronta com esta notícia e de quem a rodeia.
As histórias de vida, as vivências anteriores, os recursos externos e internos, traduzidos em capacidades que cada pessoa encontra em si e com os outros, para poder lidar com a situação, são únicos e levam também a reações diferentes e únicas.
A consulta de Psico-oncologia destina-se aos doentes oncológicos e seus familiares ou cuidadores. As especialidades de Psicologia e Psiquiatria que a constituem estão articuladas para o ajudar a lidar melhor com esta etapa da vida.
Termómetro do “DISTRESS”
O programa de rastreio do “Distress” tem como objetivo avaliar o sofrimento emocional e olhar para o doente como um todo. Quando o doente entra pela primeira vez no hospital de dia, a equipa da consulta de psico oncologia e/o os enfermeiros fazem uma avaliação inicial.
Este termómetro é composto por uma escala analógica que permite avaliar o sofrimento emocional associado à experiência de doença e ao que o doente está a viver no momento. Tem uma listagem de situações, problemas que podem contribuir para esse sofrimento, seja a nível familiar, financeiro, emocional, espiritual/religioso, entre outros, e uma listagem de problemas físicos.
Clinicamente, considera-se que todos os doentes com uma pontuação de cinco ou mais devem ser questionados se querem ser acompanhados por profissionais da desta área.