Exercício físico e preparação para o parto
O exercício físico durante a gravidez é de importância fundamental para a manutenção da boa saúde e para o perfeito desenvolvimento do bebé.
A grávida deve manter, dentro da medida do possível, o mesmo nível de atividade física, sendo que no caso de ser sedentária fora da gravidez deve adoptar uma vida mais ativa e saudável do ponto de vista físico. Assim, as mulheres devem executar uma variedade de exercícios de manutenção, com especial incidência na marcha que, para além de todos os benefícios que lhe estão normalmente associados, permite ter uma preparação física que vai ajudar a todas as fases da gravidez.
À medida que a gravidez avança é importante começar a preparação para o parto que pode ser realizada através da prática de vários exercícios que para além de simularem possíveis posições para o parto, podem garantir que a grávida sabe como descontrair, recorrendo a exercícios de respiração e relaxamento. A preparação a partir desta fase da gravidez (26 semanas) será especialmente importante no caso de parto prematuro.
Agachamento
Esta posição é extremamente importante porque utiliza a força da gravidade como ajuda ao trabalho de parto. Os exercícios de agachamento abrem a pélvis ao máximo e ajudam à elasticidade do períneo (a área entre o ânus e a vagina), o que pode ajudar a prevenir rasgões durante o parto.
Infelizmente esta não é uma posição que as mulheres utilizem nas suas atividades diárias, pelo que este exercício poderá ser inicialmente difícil. O agachamento deve ser praticado recorrendo a um banco baixo. Afaste os pés e incline-se para a frente, mantendo as costas na vertical.
Empurre os joelhos para fora com a ajuda dos cotovelos. Quando as articulações pélvicas estiverem flexíveis e se sentir confortável com esta posição, tente suportar o peso do seu corpo sem utilizar o banco. Pode utilizar as costas de uma cadeira para ajudar no equilíbrio e se não conseguir manter os calcanhares no chão, utilize uma toalha enrolada como calço.
Sentar em posição de yoga
Esta posição ajuda a fortalecer os músculos das coxas, dando flexibilidade acrescida à pélvis. Se de início esta posição for desconfortável, poderá recorrer à ajuda de almofadas colocadas sob os joelhos e poderá encostar-se à parede para apoiar as costas na vertical. Enquanto estiver nesta posição aproveite para praticar exercícios de respiração e relaxamento.
Também os exercícios com bola são importantes nesta fase da gravidez. Os exercícios de respiração e relaxamento são os que a vão acompanhar durante o trabalho de parto, pelo que devem ser praticados sempre que se lembre, várias vezes por dia.
Não se esqueça que é fundamental procurar ajuda na realização de toda a atividade física de preparação para o parto, pelo que aconselhamos que procure e se inscreva num curso de preparação para o parto e parentalidade