É imprescindível manter alguma privacidade e cumplicidade, para que pai e mãe, respeitando o ritmo de cada um, estabeleçam e construam individualmente e em conjunto a relação com o seu filho. Devem ter atenção, para não influenciarem a relação que cada um estabelece com o bebé. Este processo permite que juntos construam, o modelo de uma nova família.

A participação do pai nos cuidados ao bebé (ex. dar banho, mudar a fralda, passear) e nas tarefas domésticas permite em simultâneo proporcionar à mãe momentos de repouso.

Aceitar, compreender, apoiar as mudanças de humor da parceira é fundamental neste período, e se achar que ela está deprimida, deve procurar ajuda.

 

Reinício da relação sexual

O reinício das relações sexuais é uma decisão que compete única e exclusivamente ao casal. Deve ocorrer quando este se sentir preparado, e após a completa cicatrização das regiões traumatizadas pelo parto. É recomendado que se aconselhe com o seu médico obstetra.

As primeiras relações sexuais, podem ser ligeiramente dolorosas e por isso devem ser mais cuidadosas. Pode utilizar um lubrificante, pois o revestimento da vagina está mais fino e menos lubrificado sobretudo se amamentar ou estiver a fazer contracepção hormonal.