Centro da Criança e do Adolescente
Hospital CUF Descobertas
No Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, além da Pediatria Geral, os clientes têm à disposição todas as consultas das diversas especialidades pediátricas de que os seus filhos necessitam para uma saúde bem vigiada, sempre sob a responsabilidade de médicos experientes e prestigiados na pediatria nacional. São prestados cuidados pediátricos, médico-cirúrgicos, desde o nascimento até aos 17 anos, tanto em ambulatório como em internamento.
O aumento do movimento assistencial na área pediátrica implicou a diferenciação clínica, pelo que dentro do Centro foram criadas Unidades especializadas de que são exemplo a Unidade de Neurodesenvolvimento, a Unidade de Cuidados Especiais ao Recém-Nascido e a Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente.
A qualidade e inovação da organização do Centro na expressão da equipa do Hospital CUF Descobertas mereceu, em 2005, o Prémio Mais Valor da Fundação Maria Amélia de Mello. Em 2009, a Ordem dos Médicos atribuiu-lhe idoneidade formativa para a formação de internos de pediatria médica. Desde essa altura o Centro tem contribuído para a formação de internos de pediatria, tornando o Hospital CUF no único Hospital privado com esta idoneidade. Deste modo, desde 2010 que o Centro colabora com a Nova Medical School, no ensino pré-graduado de alunos de 4º e 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina.
A equipa de pediatria tem também desenvolvido uma atividade científica relevante, publicando artigos para pais, de que são exemplo os mais de 100 textos presentes na grande área da Criança e do Adolescente e também artigos científicos médicos em revistas de pediatria, nacionais e internacionais.
Finalmente, pediatras da equipa publicaram quatro livros dirigidos a pais sobre diversos temas clínicos: 1º ano de vida do bebé, Hiperatividade e défice de atenção, Nutrição e Adolescente.
Áreas de Atuação:
-
Atendimento Permanente Pediátrico
-
Cardiologia
-
Cirurgia
-
Comportamento alimentar
-
Dermatologia
-
Endocrinologia
-
Gastrenterologia
-
Genética
-
Hematologia
-
Imunoalergologia
-
Medicina física e reabilitação
-
Medicina dentária
-
Nefrologia
-
Neurocirurgia
-
Neurologia
-
Neurodesenvolvimento
-
Nutrição
-
Obesidade;
-
Oftalmologia
-
Ortopedia pediátrica
-
Ortopedia do adolescente
-
Otorrinolaringologia
-
Pedopsiquiatria
-
Pneumologia
-
Psicomotricidade
-
Psicologia clínica
-
Psicologia educacional
-
Sono
-
Terapia da fala
-
Urologia
- Viajante
Atendimento Permanente Pediátrico
O Hospital CUF Descobertas foi o primeiro hospital privado do país a dispor de um atendimento permanente pediátrico com capacidade de diagnóstico, terapêutica e internamento, em tudo semelhante às urgências pediátricas dos hospitais públicos.
É um serviço de 24 sobre 24 horas, de porta aberta à rua e sem limitação de área geográfica. Recebe qualquer tipo de patologia, desde a simples constipação à doença rara, e tem capacidade para tratar qualquer das situações.
Sendo um hospital pioneiro na pediatria, teve a preocupação de proporcionar confiança e qualidade clínicas, pelo que as equipas de urgência são fixas, constituídas por dois a três pediatras residentes do hospital. As equipas completam-se com os prestadores de serviços, vulgarmente chamados tarefeiros, também eles colaboradores fixos ou frequentes.
As equipas conhecem-se, trabalham com protocolos clínicos comuns e a sua coesão transmite segurança aos pais. A continuidade de cuidados prestados às crianças internadas é assegurada porque a equipa é comum.
Por outro lado, o facto do hospital ter equipas dedicadas em todas as especialidades, permite celeridade de diagnóstico, logo, redução do tempo de internamento e da consequente ansiedade paterna.
Neste serviço, a primazia é para o doente e sua família, por isso adoptamos uma política de melhoria contínua.
Desenvolvemos um novo conceito de observação e tratamento do doente - o doente é chamado para um gabinete de observação onde o médico, e enfermeiro, se deslocam e o doente fica até ter a sua situação clínica resolvida. Ou seja, mesmo que precise de fazer um soro de reidratação ou tratar a falta de ar ou colher sangue para análises, o doente e acompanhante ficam no mesmo gabinete de observação até à hora da alta. A excepção é a ida ao serviço de imagiologia.
Sala de Observação (SO)
Algumas das crianças que os pais trazem ao Atendimento Permanente Pediátrico têm de ficar em observação por curtos períodos, sendo as situações de vómitos com desidratação ou de falta de ar os casos mais frequentes. Nestes casos, as crianças ficam no SO onde são vigiadas e tratadas pela equipa de urgência.
Unidade de Cuidados Intermédios da Criança e do Adolescente (UCICA)
Nas situações clínicas mais graves ou instáveis, as crianças carecem de monitorização por aparelhos, vigilância clínica mais apertada e tratamentos mais minuciosos, como ventilação não invasiva. Nestes casos, são admitidas na UCICA onde uma equipa médica e de enfermagem dedicada e diferenciada lhes presta os cuidados necessários.
Nesta Unidade o nosso maior compromisso é para com a qualidade clínica. Para nós, o mais importante é tratarmos bem, e em segurança, os nossos doentes.
Unidades autónomas
As Unidades autónomas podem estar integradas em Centros CUF e são estruturas com percursos clínicos de equipas multidisciplinares com o objetivo de diagnosticar e tratar uma doença ou várias doenças do mesmo órgão ou sistema.
Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.