4 regras de ouro ao usar máscara

COVID-19
Prevenção e bem-estar
4 mins leitura

Usar máscara é muito importante para evitar a transmissão da COVID-19. Contudo, para que esta medida seja eficaz, devem ser cumpridas algumas regras de uso.

A transmissão da COVID-19 dá-se sobretudo através de gotículas respiratórias, que uma pessoa infetada pode expelir através do nariz e da boca quando tosse, espirra, fala ou até quando está simplesmente a respirar. Daí a importância do uso da máscara que, a par do distanciamento social, higienização das mãos e boas práticas de higiene respiratória, é uma das medidas mais importantes para reduzir a transmissão da COVID-19. Contudo, para garantir que é o mais eficaz possível e que cumpre o seu objetivo, é fundamental que o uso da máscara - independentemente de ser cirúrgica ou comunitária - seja feito de forma correta. Tome nota de quatro regras que deve sempre cumprir para usar corretamente a sua máscara, protegendo-se a si e a quem o rodeia.

 

1. A máscara deve cobrir a boca e o nariz

Numa pessoa infetada com COVID-19, o vírus SARS-CoV-2 encontra-se nas vias aéreas e, quando esta expira, liberta para o ar pequenas partículas virais através do nariz. E para que isto ocorra não é necessário que essa pessoa espirre ou tussa; basta que respire normalmente.

Quando a máscara é utilizada corretamente, tapando o nariz e a boca, a probabilidade de estas partículas se espalharem para o ar é menor, reduzindo o risco de contágio.

Ainda que se sinta saudável, é importante usar sempre a máscara a cobrir tanto a boca como o nariz, pois é possível estar-se infetado com COVID-19 e ser-se assintomático (sem manifestação de sintomas), contagiando ainda assim outros indivíduos.

Algumas pessoas poderão argumentar que não respiram através do nariz. Contudo, esta não é uma justificação para usar incorretamente a máscara. Mesmo que pareça que não respira corretamente pelo nariz, o ar continua a circular pelas vias nasais. Deste modo, é possível que inspire e expire partículas virais através do nariz, motivo pelo qual é necessário cobri-lo com a máscara.

Além disso, o uso da máscara não protege apenas as pessoas com quem temos contactos diretos; protege-nos a nós também. Se usar a máscara a tapar apenas a boca ou o nariz, aumenta o seu risco de ser infetado pelo novo coronavírus.

 

2. Manter a máscara bem ajustada à cara

Para uma proteção eficaz contra a COVID-19, é importante que a máscara funcione como uma barreira entre a nossa boca e nariz e o “exterior”. Para tal, a máscara deve estar bem justa ao rosto, embora sempre confortável. Molde bem a sua máscara à cana do nariz, ajustando a banda flexível, e segure-a colocando os elásticos nas orelhas (sem cruzá-los) ou atando as fitas atrás da cabeça. Ajuste também a parte inferior da máscara, que deve tapar a boca e o queixo. De lado, é importante que a máscara esteja bem justa e sem aberturas.

 

3. Não tocar na máscara enquanto a estiver a usar

Quanto menos tocar na sua máscara, melhor. Evite tocar com as mãos tanto na parte de dentro como na face exterior da máscara. Este gesto ajuda a evitar que contamine a máscara e / ou que contamine as suas mãos com o vírus. Se tocar na máscara, desinfete ou lave as mãos logo de imediato.

Evite também tirar e colocar novamente a máscara de forma sucessiva. Por exemplo, se vai entrar em vários estabelecimentos seguidos, mantenha sempre a máscara posta em vez de colocá-la e tirá-la de cada vez que entra e sai de cada um desses locais.

Se tem tendência para tocar constantemente na máscara, o uso de viseira pode ajudá-lo a não cometer este erro.

E, claro, não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão durante 20 segundos ou usar gel desinfetante antes de colocar ou de remover a máscara.

 

Dica extra:

Evite colocar a sua máscara no pescoço ou na testa.

 

4. Trocar de máscara com frequência

Sempre que verificar que a sua máscara está húmida, deve trocá-la por uma nova. Além disso, não deve usá-la durante mais de quatro horas consecutivas. Após este período ou se o filtro estiver húmido, ficará alterada a capacidade de retenção de partículas, reduzindo a eficácia da máscara.

Na hora de retirar a máscara, segure-a sempre pelos elásticos / fitas, evitando tocar nas faces interior e exterior da máscara, potencialmente contaminadas pelo novo coronavírus.

 

Atenção!

Não partilhe a sua máscara com outras pessoas.

Publicado a 01/02/2021