7 estratégias para o seu filho deixar as fraldas
O uso do bacio é uma etapa que faz parte do crescimento de qualquer criança, mas não é fácil. Aprenda sete dicas para ajudar o seu filho a deixar as fraldas.
O abandono das fraldas em detrimento do uso do bacio, embora seja um processo natural, não é fácil ou bem aceite por todas as crianças. Como é que pode saber que é o momento certo para incentivar o seu filho a fazê-lo? Há sinais que o podem ajudar. Por exemplo, se o seu filho mostra interesse em ir à casa de banho consigo ou em imitar o irmão mais velho, está na hora de ele deixar as fraldas e começar a usar o bacio.
Para ajudar o seu filho a deixar as fraldas:
- Utilizando palavras simples, explique à criança para que serve o bacio.
- Sente o seu filho no bacio e espere cerca de cinco minutos. Se ele não fizer nada, levante-o e volte a tentar mais tarde.
- Não pergunte constantemente à criança se quer ir à casa de banho, pois pode causar-lhe ansiedade.
- Vista-lhe roupas práticas e fáceis de despir - evite, por exemplo, jardineiras e collants. Pode utilizar fraldas-cueca.
- Se houver alguns "acidentes", não critique o seu filho. Tenha uma atitude positiva e diga-lhe que da próxima vez vai conseguir chegar a tempo.
- Evite colocar-lhe fraldas novamente, pois pode fazê-lo regredir.
- Mesmo que lhe pareça difícil, procure permanecer calmo e manter a criança motivada.
Não se esqueça!
Não deve iniciar o treino do bacio numa fase de mudança ou de alteração nas rotinas da criança, como, por exemplo, a entrada para a escola ou o nascimento de um irmão.