Tudo o que precisa de saber sobre a higiene do seu bebé

Bebés e crianças
4 mins leitura

Damos-lhe algumas dicas acerca de cada aspeto da higiene dos bebés.

Banho

O banho do bebé é um momento de interação e de bem-estar familiar, mas antes das rotinas estabelecidas pode associar-se a algumas dúvidas.

O banho tem como objetivo a eliminação da sujidade (secreções orgânicas, pomadas, restos celulares e poeiras) e deverá ser diário ou em dias alternados.

O ambiente deverá ser aquecido e no recém-nascido não deverá durar mais de 5 minutos, pelo risco de arrefecimento, podendo estender-se nos bebés mais crescidos de acordo com a vontade do mesmo. Geralmente recomenda-se o banho ao final do dia pelo seu efeito relaxante, mas poderá ser adaptado às rotinas da família.

 

Antes do banho certifique-se que tem tudo o que necessita:

  • Banheira com água a cerca de 36/37ºC - pode verificar a temperatura com um termómetro ou apenas se está confortável ao toque
  • Gel para o banho (pH neutro, sem perfume nem detergente), compressas e soro fisiológico
  • Muda de roupa completa e fralda
  • Toalha de banho

 

Antes de colocar o bebé na banheira deverá certificar-se que a zona da fralda se encontra limpa. Deverá pegar no bebé com um braço por baixo do tronco e mão envolvendo o braço mais afastado de si e a outra mão no rabinho do bebé, e imergir suavemente na água. Lavar primeiro a cara e a cabeça e só depois o corpo, ensaboando das zonas mais limpas para as mais sujas. Termine removendo o sabão com água e secando o bebé na toalha sem esfregar. Para terminar poderá limpar os olhos do bebé com soro fisiológico e compressa esterilizada (movimentos de cima para baixo) e aplique um creme hidratante/emoliente em toda a pele.

 

Cordão

O cordão umbilical sofre um processo de mumificação que leva à sua queda geralmente nas duas primeiras de vida. Deverá ser mantido limpo e seco, fora da fralda, evitando faixas que o comprimam. Na existência de secreções, estas deverão ser limpas com compressa e soro fisiológico, secando de seguida com compressa seca.

 

Fralda

A higiene da região da fralda é de extrema importância para prevenção da "dermatite da fralda" ou "rabinho assado". A fralda deverá ser mudada com frequência, e sempre após as dejeções. A zona da fralda deverá ser limpa com água morna ou solução de água micelar, reservando os toalhetes para as saídas de casa. Nas meninas é importante que a limpeza da zona genital seja feita da frente para trás. Depois de limpa e seca, poderá aplicar-se um creme barreira.

 

Unhas

As unhas do bebé deverão manter-se curtas de modo a evitar arranhões e acumulação de sujidade. Nos primeiros dias de vida deve evitar cortar as unhas pelo risco de traumatismo, e preferir limar com lima de cartão. Depois do primeiro mês de vida deverá cortar sempre que necessário, com tesoura de pontas arredondadas ou corta-unhas de bebé, optando por momentos em que o bebé se encontre mais calmo.

 

Roupa

A quantidade de roupa que o bebé deve vestir é uma dúvida que frequentemente surge nos pais, com uma tendência natural para o excesso de roupa. No recém-nascido a dificuldade de regulação térmica e uma maior facilidade de perder calor leva a que necessariamente necessitem de mais camadas de roupa. Mas sem exageros! Uma regra simples e prática será vestir aos recém-nascidos mais uma camada em relação ao que os adultos apresentam para ficarem confortáveis, e ter em atenção a adequação da quantidade de roupa à temperatura quando mudam de ambiente.

A roupa deverá ser confortável e preferencialmente de algodão, tendo em atenção a remoção de etiquetas que possam estar em contacto com a pele do bebé, para prevenir irritações.

Antes da primeira utilização a roupa deverá ser lavada. Preferir detergentes adequados a roupa de bebé e lavar separadamente.

Publicado a 12/03/2018