Adolescência: o que esperar desta fase
A adolescência é uma altura em que ocorrem inúmeras alterações que vão tornar o jovem num adulto. É também uma altura que merece especial atenção dos pais.
A adolescência é um período muito particular do desenvolvimento das crianças, na qual ocorre um largo leque de aquisições e modificações. Por vezes encarada como uma simples fase de transição entre a infância e a idade adulta a adolescência é, na realidade, uma fase de extrema importância no desenvolvimento e deve merecer uma atenção e foco especiais. Neste período ocorrem múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. Conheça-as.
Alterações físicas na adolescência
Do ponto de vista físico, ocorrem na adolescência modificações facilmente visíveis para todos nós. A puberdade acarreta uma aceleração da velocidade de crescimento, desenvolvimento dos caracteres sexuais e alteração da morfologia corporal para a morfologia correspondente ao adulto.
Construção da identidade e autonomia
Do ponto de vista psicossocial e cognitivo ocorrem passos fundamentais do desenvolvimento. A construção da identidade é uma tarefa de extrema importância ao longo de toda a adolescência, definindo-se a personalidade, valores, identidade sexual e vocacional/profissional. Neste processo, têm grande importância o grupo de pares, ícones culturais, imagem corporal, entre outros fatores. É na adolescência que se têm muitas vezes comportamentos exploratórios e de experimentação.
Simultaneamente, o adolescente vai adquirindo autonomia, com um assumir progressivo de responsabilidades, decisões e tarefas anteriormente desempenhadas pelos pais. É um processo por vezes conturbado que leva a alguns conflitos com os pais e gerações mais velhas. Do ponto de vista cognitivo ocorre também um processo fundamental, com o desenvolvimento do pensamento abstrato e a capacidade de desempenhar processos de raciocínio complexos.
As diferentes fases da adolescência
Por norma a adolescência é dividida em três fases:
- Adolescência precoce (dez aos 12 anos)
- Adolescência média (13 aos 16 anos)
- Adolescência tardia (acima dos 17)
Saúde na adolescência
A saúde do adolescente não deve ser esquecida. Em primeiro lugar porque se estabelecem, nesta altura, padrões de comportamento e estilos de vida que vão prevalecer pela vida adulta e influenciar a saúde futura. A adolescência é, por vezes, um período de crise, vulnerabilidade e experimentação que pode levar a riscos para a saúde. Ao longo destes anos cruciais, importa maximizar o potencial de desenvolvimento, educação e formação dos jovens.
Medicina do adolescente
A consulta de Medicina do adolescente, dirigida a crianças/ jovens entre os dez e os 18 anos, é uma consulta diferenciada que procura dar resposta a temas e problemas que preocupam a criança/jovem, respeitando a sua individualidade e privacidade.
A Medicina do adolescente deve ser capaz de avaliar todos os passos do desenvolvimento bio-psico-social do adolescente, detetando desvios e dificuldades, facilitando o normal decorrer destes processos e intervindo quando necessário. É ainda importante dar resposta a múltiplas patologias e problemáticas específicas e próprias da adolescência que merecem atenção especial, como, por exemplo:
- Acne
- Atrasos pubertários
- Alterações do ciclo menstrual
- Perturbações do comportamento alimentar
- Dificuldades escolares
- Perturbações do comportamento
- Distúrbios de ansiedade
- Depressão