Aprenda a aliviar os sintomas da enxaqueca
Estima-se que a enxaqueca afete entre 8-15% da população ocidental e uma crise pode durar até 72 horas. Saiba o que fazer para aliviar os sintomas da enxaqueca.
A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia - termo utilizado para descrever uma sensação de desconforto ou dor de cabeça - mais frequentes e apresenta 20 formas diferentes. Faz parte do grupo das cefaleias primárias, o que significa que é uma doença e não o sintoma de outra doença, não implicando por isso outros problemas de saúde. O que a diferencia de uma dor de cabeça normal? A frequência: a enxaqueca manifesta-se através de crises prolongadas de fortes dores de cabeça. Uma crise de enxaquecas pode durar de quatro a 72 horas e afeta com maior incidência pessoas entre os 15 e os 40 anos.
Os sintomas da enxaqueca
- Dores de cabeça palpitantes (sentir a pulsação na testa, por exemplo)
- Náuseas e/ou vómitos
- Sensibilidade à luz (artificial ou natural) e ao ruído
- Em alguns casos, podem existir também sintomas neurológicos, denominados de "aura", que incluem visão deturpada, dormência, falta de força de um lado do corpo, distúrbios de memória e desorientação
Como pode aliviar os sintomas?
A enxaqueca não tem cura, mas os seus sintomas podem ser aliviados. Quem sofre de enxaquecas de forma habitual deve encontrar formas de atacar as crises.
- Antecipar
Por norma, as pessoas tendem a prolongar a dor, pensando que é apenas uma normal dor de cabeça que acabará por passar. Aconselha-se que tome cedo um medicamento que alivie a dor e evite intensificar o desconforto.
- Perceber o porquê
Se tem enxaquecas frequentemente, é importante compreender que tipo de comportamentos ou, por exemplo, alimentos podem ter provocado esta crise dolorosa. É útil registar esses comportamentos e procurar associações que justifiquem a crise de enxaqueca.
- Dormir
É muitas vezes o melhor remédio e, neste caso, é mesmo. Aliado à ausência de luz, descansar duas ou três horas pode ajudar no alívio dos sintomas.
- Medicamentos
Analgésicos simples e anti-inflamatórios costumam ser eficazes contra crises de enxaquecas leves e moderadas. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente, que lhe indicará um medicamento mais eficaz.
Sabia que...
Estima-se que entre oito e 15% da população ocidental (incluindo portugueses) sofra de enxaquecas. Depois da adolescência, a doença afeta duas a três vezes mais mulheres que homens.
… e que...
É possível evitar o aparecimento das crises de enxaqueca com medicação preventiva e melhorar consideravelmente a qualidade de vida?